Dec
15

Vale (mesmo) a pena ser trainee?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
14 de dezembro de 2015 - 18:00 - atualizado às 22:30

Vale-mesmo-a-pena-ser-trainee-televendas-cobranca

Por: Camila Pati

Um programa de trainee no currículo – e a consequente possibilidade de ascensão profissional mais rápida – está na lista de metas de uma infinidade de jovens. Basta conferir a concorrência acirrada em muitos processos seletivos. Uma vaga chega a ser disputada por mais de mil candidatos, como é o caso do trainee da Unilever, o mais antigo do país.

Com tanta gente querendo participar, surge a dúvida: quais as características de quem conquista a tão cobiçada oportunidade? “Não existe um perfil único”, diz a gerente de talentos da Unilever, Joana Rudiger, que, neste ano, conduz o processo seletivo pela terceira vez.

“Queremos pessoas conectadas com nossos valores, que são respeito, responsabilidade, integridade e inovação, e também com o propósito de sustentabilidade”, explica Eduardo Reis, vice-presidente de recursos humanos da empresa.

“Não adianta encarnar um papel, o jovem deve ser verdadeiro e saber quais são os fatores que o motivam, é um trabalho de autoconhecimento”, diz Ticiana Tucci, consultora da Seja Trainee.

Pensando nisso, EXAME.com preparou, com a ajuda de especialistas e de jovens trainees, uma lista com as vantagens e também alguns pontos de atenção, ou possíveis obstáculos que devem ficar bem claros para os candidatos. Confira:

As vantagens:

1 Oportunidade de conhecer todas as áreas do negócio

Via de regra, antes de ser alocado na área escolhida, o jovem passa por diferentes funções. “O programa me trouxe uma visão de negócio porque, ao longo do tempo, pude conhecer todas as áreas da empresa. O objetivo do programa é formar”, diz a ex-trainee Ana Galego, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever.

“O job rotation permite essa visão ampla”, diz a consultora da Seja Trainee. Na Unilever, por exemplo, todos os aprovados passam obrigatoriamente por 3 meses na área de vendas e depois vão passando por outras áreas da empresa.

2 Carreira acelerada

O caminho até a cadeira de gestor é mais curto para quem se destaca no programa de trainee. “Na Unilever, metade dos executivos de primeiro nível da companhia são ex-trainees da companhia”, diz a gerente de talentos da empresa.

Ana e Luiza Curotto, que hoje é gerente de vendas da Unilever, são da turma de trainees de 2011. As duas já conquistaram um cargo de gestão. “Como os gestores sabem que você é trainee, eles dão um projeto mais desafiador”, conta Luiza.

Em relação à promoção, ela diz que todo o processo é muito transparente. “Não há um suspense no final, sempre temos reuniões de feedback”, diz Luiza.

3 Contato direto com a liderança da empresa

“O programa de trainee é uma vitrine”, diz Ticiana. O acesso aos executivos e a atenção recebida são vantagens para quem participa. “Quem contrata os trainees são os altos executivos das empresas, então eles têm contato direto com eles e prestam contas também a eles”, diz Ticiana.

“O trainee é acompanhado por um diretor da Unilever, que é designado como mentor e vai ser o gerente do programa daquele jovem”, diz Joana Rudiger.

4 Treinamento e desenvolvimento de carreira

Os treinamentos oferecidos aos trainees são outro ponto muito cobiçado pelos jovens. Muitos programas oferecem formações técnicas e também comportamentais para os participantes.

Etapas internacionais e a condução de projetos estratégicos frequentemente fazem parte da vida de um jovem trainee e contribuem para o seu desenvolvimento de carreira.

Pontos de atenção e possíveis obstáculos:

1 Processo seletivo exige muito do jovem

Etapa online, participação em fóruns virtuais de discussão, uma batelada de entrevistas e apresentações para os executivos da empresa.

Encarar um processo seletivo de trainee demanda fôlego. “A seleção oferece desafios, exige tempo e preparação de material”, diz Ticiana, da Seja Trainee.

A questão é: em que medida você está disposto a enfrentar a disputa acirrada sabendo que corre o risco de passar por todo o processo (que chega a durar meses) e não ser aprovado?

2 Mobilidade é quase sempre requisito

A disposição para mudar de cidade, estado e até de país é requisito inicial de grande parte dos programas de trainee. “O jovem deve estar preparado para isso e entender qual é a expectativa em relação a ele porque pode incluir mudança de local e o trainee é apenas o começo”, diz Ticiana.

Morar perto da família, continuar na sua cidade de origem é muito importante para a sua qualidade de vida? Pense nisso.

3 Cobrança por resultados é maior

Se por um lado a empresa investe no trainee, por outro o desempenho dele também é acompanhado de perto. Ou seja, é preciso entregar resultados, e logo. “O trainee é considerado um potencial e a empresa entende que ele vá trazer resultado mais rápido”, diz Ticiana.

E se empresa tem expectativa, o trainee também. “Tema cobrança interna, o trainee mesmo se cobra porque sabe que está liderando projetos ganhando atenção”, diz Ana.

“A diferença está na velocidade também, a empresa espera que você aprenda em 6 meses o que um funcionário que não é trainee levaria mais tempo”, concorda Luiza.

“É natural porque você aprende de foram acelerada, é uma troca”, diz Themisa Pimentel, que é trainee de marketing da Unilever.

4 Ansiedade e frustração podem atrapalhar

A ansiedade é vilã durante a seleção e também durante o programa de trainee. “O jovem precisa gerenciar a expectativa que ele tem e aprender a lidar com a ansiedade”, diz Ticiana.

Outro ponto de atenção que a especialista cita é em relação à frustração. “Alguns trainees ficam frustrados porque achavam que iam crescer muito rápido, que em um ou dois anos já seriam diretores”, conta Ticiana.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: