Sep
10

Você Age como uma Abelha? – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Gestão
fonte: Redação
09 de setembro de 2018 - 14:06

Voce-age-como-uma-abelha-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Hoje em dia, com o acúmulo de tarefas, reuniões e equipes mais numerosas, fica difícil para os líderes se manterem a par de tudo. Desta forma, o ideal é ter em sua equipe pessoas competentes que se reportem a você.

O trabalho do líder não é necessariamente saber de tudo, mas sim andar e estar próximo aos liderados visando melhorar o desempenho e aumentar o conhecimento no dia a dia.

Em seu livro, A Magia do atendimento, Lee Cockerell, ex-vice-presidente da Disney cita uma história sobre o fundador da Disney que lhe serviu de inspiração: “certa vez, em uma visita a Disneylândia, uma menininha perguntou ao Walt Disney se ele ainda desenhava o Mickey Mouse. Walt respondeu que não desenhava mais os personagens que criou. Ela então perguntou, se ele escrevia histórias. Walt respondeu que também não escrevia mais histórias. Na hora, a menina perplexa, perguntou o que ele fazia então. Walt, po r sua vez, pensou por um momento e depois explicou”: “Sou como uma abelha que voa de flor em flor, levando um pouco de pólen aqui e um pouco de pólen acolá e assim acumulo todo o mel no favo”.

Naquele momento, com estas palavras, Walt estava dizendo que ele percorreria todas as instalações da Disney polinizando a imaginação de cada funcionário para ajudá-los a ser mais criativos e produtivos.

Esta é sem dúvida uma regra excelente vinda da Disney para os gestores que desejam melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa. Afinal, se você quer que seu negócio cresça dentro de um mercado altamente competitivo, é necessário garantir que as coisas se mantenham sempre melhorando, deixando o cliente cada vez mais satisfeito e surpreendido.

Quando você faz as coisas sozinho, você consegue muito pouco, mas se conseguir espalhar essa intenção positiva a toda sua equipe, você pode mover montanhas e atingir resultados bem superiores aos esperados. Walt Disney chamava isso de “plus it up”, referindo-se ao processo de melhora continua.

Imagine qual seria o nível de atendimento da sua empresa e/ou equipe, se todos os membros da sua “colmeia” tiver o hábito de coletar e espalhar as boas ideias para melhorar o desempenho.

Do mesmo jeito que a natureza estaria condenada sem as abelhas, ocupadas em polinizar as flores, as empresas estarão condenadas sem seus líderes polinizando a mente dos liderados e sem os liderados agindo da mesma maneira com seus parceiros de trabalho.

Você age como uma abelha? Você conhecia esta regra? Você acredita que agindo desta forma, o atendimento melhora de fato?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: