Sep
12
11 de setembro de 2017 - 18:02

Voce-contrataria-seu-chefe-para-ser-seu-funcionario-televendas-cobranca

Por Daniela do Lago

Como empresária, tenho pequenas participações societárias em diversas empresas na área de Recursos Humanos e, uma delas, é de recolocação profissional. Ela realiza programas de avaliação de competências para grandes organizações contratarem profissionais extremamente qualificados em cargos estratégicos de liderança.

Recentemente recebi um telefonema diferente: meu ex-chefe tinha pesquisado na internet a empresa que o estava avaliando para o novo cargo, coincidentemente, encontrou meu nome em sua pesquisa e entrou em contato comigo para saber mais como funcionava o processo seletivo o qual ele estava participando.

Há 16 anos fui estagiária de uma grande empresa multinacional e ele foi meu chefe por um bom período.

Após essa conversa com o ex-chefe, lembrei das inúmeras insatisfações e reclamações que recebo sobre relacionamentos com os chefes. E pensei como o mundo dá voltas, o quão importante é o relacionamento interpessoal e o quanto pode ajudar ou prejudicar na trajetória de carreira.

O mercado de trabalho global vem exigindo mais de candidatos aos empregos.

Claro que o alto desempenho no trabalho, gerar excelentes resultados e as habilidades técnicas certas ainda importam. Mas, é bom ficar atento e lembrar que o mundo corporativo gira também através das relações interpessoais.

E como andam as suas habilidades nessa área? O talentoso nos relacionamentos é aquele que cria empatia e transforma o ambiente em uma atmosfera agradável e amiga. Ele sempre agradece olhando nos olhos de maneira respeitosa e não por obrigação. O habilidoso sempre elogia as pessoas, pois sabe o quanto é agradável e também por ser uma poderosa arma usada para construir uma carreira de sucesso.

Essas habilidades interpessoais cabem a todos os bons profissionais, independentemente do nível hierárquico, portanto, comece a agir agora. Esteja atento a sua forma de lidar com todas as pessoas que cruzam seu caminho.

E se fosse você? Ajudaria seu chefe a se recolocar no mercado de trabalho?

E para quem está ocupando um cargo de chefia hoje: será que seu subordinado o contrataria para uma vaga tão importante?

Claro que não interferi no processo seletivo do meu ex-chefe, jamais faria isso, mas, quis saber o resultado final da avaliação feita por minhas sócias. Sim, ele conseguiu a vaga que tanto queria! Passou por méritos próprios e fiquei muito feliz. Afinal, foi um dos vários chefes excelentes que tive o privilégio de conviver em minha trajetória profissional.

Não sabemos como será o futuro. O estagiário de hoje pode ser o chefe de amanhã. Seu funcionário pode se tornar responsável por uma importante decisão na sua carreira. Você poderá se reencontrar com seu chefe em outra empresa. As possibilidades são infinitas.

Por isso, é fundamental construirmos relações de respeito, transparência e confiança, independentemente do nível hierárquico, social ou financeiro. E você? Tem criado boas conexões por onde passa?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: