Dec
06

Você já definiu as suas metas para 2019? – Por Ubiratan Dib

por: Ubiratan Dib Nogueira
em: Gestão
fonte: Redação
05 de dezembro de 2018 - 18:08 - atualizado às 19:46

Voce-ja-definiu-as-suas-metas-para-2019-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Amigos leitores, mais um ano está chegando ao fim, numa velocidade muito acima do que gostaríamos que fosse, concordam?

Neste ano tivemos acontecimentos marcantes no Brasil: primeiro trimestre com um leve otimismo nas vendas do comércio e produção da indústria, mas logo apagada com a greve dos caminhoneiros em maio, eliminação do Brasil na Copa da Rússia, profissões sendo reinventadas, explosão das startups, políticos de renome presos, eleições presidenciais, etc.

Está faltando muito pouco para assistirmos ao clássico “Retrospectiva 2018” nas principais emissoras de TV.

Quando vão se aproximando as festividades de fim de ano, geralmente, nós temos um hábito comum de fazer um balanço do que foi ano para nós, e com base nos acontecimentos, costumamos definir algumas metas para o ano seguinte.

Pelos anos de convivência com familiares, amigos e colegas, pude observar ao longo do tempo que grande parte das pessoas define metas geralmente muito difíceis de serem alcançadas, pois muitas vezes dependem de fatores externos e de mudanças profundas de comportamento pessoal. Como exemplo, é comum no momento da tradicional queima de fogos, as pessoas desejarem mais prosperidade financeira, saúde, momentos de alegria, porém, passada a euforia e o êxtase do primeiro dia de janeiro, a vida volta ao normal e poucas são as ações feitas com base no que foi desejado.

Qual é a reflexão que eu quero trazer hoje? Se não mudamos o nosso comportamento e deixamos as promessas somente “no papel”, pouca coisa ou quase nada acontecerá doravante.

Lembro-me de uma cena em que o brilhante ator Morgan Freeman, no papel lúdico de Deus no filme “Todo Poderoso 2”, quando atende numa lanchonete a esposa aflita com a suposta loucura do marido para criar uma arca igual a de Noé, ele dá um exemplo marcante, de forma metafórica, afirmando que nós sempre pedimos as coisas a Deus, como coragem, paciência e amor, mas lembra que Deus concede somente os meios para tê-los, isto é, deve haver um esforço da nossa parte para conquistar as coisas na vida, que raramente acontecem por milagre.

No meu caso, eu adotei uma meta pessoal para cada entrada de ano, baseada nas técnicas de coaching e análise comportamental: eu trabalho um ponto a desenvolver do meu perfil que naquele momento é o meu maior sabotador.

No decorrer de 2018, eu trabalhei com bastante afinco o ponto identificado, e o resultado foi muito positivo com base nos feedbacks que eu recebi durante o ano.

Mudança de comportamento não é algo simples e viver a “Síndrome de Gabriela” do “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim” só pode nos deixar estagnados. Como cada um de nós é um verdadeiro complexo de sentimentos e emoções, devemos tratar um ponto a desenvolver do nosso perfil por vez, pois fora disto, os avanços serão pouco perceptíveis.

Por fim, vou repetir a pergunta de hoje: você já definiu as suas metas para 2019?

Ótimas festas e excelente passagem de ano a todos!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: