out
16

Antes de vender Atento, grupo Telefónica tentou outras saídas

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
16 de outubro de 2012 - 20:08

Antes-de-vender-atento-grupo-telefonica-tentou-outras-saidas-televendas-cobranca

Por: Alberto Komatsu

Durante a primeira quinzena de junho, a decisão da Telefónica de cancelar a oferta inicial pública de ações (IPO) da Atento já dava uma amostra de como a crise econômica da Europa estava afetando os planos do seu braço de call center. Sob a alegação de “desfavorável situação dos mercados”, a empresa espanhola de telefonia esperava, naquela época, levantar € 527 milhões com a negociação de 51% do capital da Atento, ou o equivalente a 30,6 milhões de ações.

Em janeiro, a Atento Brasil, responsável por 54% da receita global da companhia de call center, divulgou planos de pulverizar sua atuação, concentrada no eixo Rio-São Paulo, que respondeu por em torno de 55% de suas vendas no país. Este ano, a meta era a de reduzir essa fatia para 40%.

No mundo, a Atento revelou ao Valor seu terceiro processo de reestruturação, motivado pela nova realidade da empresa, após a suspensão do IPO. Para se preparar para esse processo, a companhia chegou a montar uma equipe de relações com investidores com 140 empregados. Após o cancelamento, foram dispensados 40 funcionários, com reaproveitamento de 25% do quadro. Também houve a fusão das áreas de marketing e estratégia.

Ainda em janeiro deste ano, a Atento anunciou como meta reconquistar o crescimento de dois dígitos, após ter visto seu resultado desacelerar, em 2011. Entre 2005 e 2010, a Atento Brasil apresentou crescimento médio anual de 14%.

Para Daniela Pineiro, analista da Frost & Sullivan, a venda para a Bain Capital permitirá à Atento reforçar o caixa para acelerar o seu processo de expansão fora do Brasil. Atualmente, a companhia lidera o seu segmento na América Latina, com 25% de participação. A Bain Capital já havia adquirido este ano a indiana GenPact e a americana Stream International. “O investimento da Bain Capital indica o potencial de expansão do setor.”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. As fusões vem para acrescentar ou diminuir custos ao processo,este já sem credibilidade .

    PAULO SERGIO LOPES em 18 de outubro de 2012 - 11:13

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: