Dec
05
04 de dezembro de 2014 - 18:08

Bancos-avaliam-a-automacao-de-venda-de-servicos-financeiros-atraves-de-smartphones-televendas-cobranca

Quatro grandes bancos e duas corretoras de seguro que atuam no Brasil estão avaliando a possibilidade de adotar um sistema de automação das suas forças de vendas nas ruas, trocando os antigos formulários em papel por smartphones. A solução, desenvolvida pela Spring Mobile Solutions, é adotada há cinco anos na Colômbia pelos bancos AV Villas e WWB na venda de linhas de microcrédito (em torno de US$ 500) por meio de promotores nas ruas. A expectativa da Spring é de que pelo menos um projeto-piloto seja iniciado no Brasil no começo de 2015. Se conseguir fechar contrato com os quatro bancos com os quais está negociando, a perspectiva é ter mais de 6 mil promotores usando a solução nas ruas brasileiras no ano que vem.

Para convencer seus clientes no Brasil, a Spring vai levar alguns deles para conhecer a operação na Colômbia. Lá, cerca de 800 promotores do WWB e 150 do AV Villas carregam um smartphone Windows Mobile com um aplicativo para a venda de microcrédito. No aparelho, inserem os dados dos clientes abordados nas ruas, verificam o limite de crédito para cada um e o valor das parcelas, geram um contrato na própria tela do aparelho, coletam a assinatura e tiram uma foto do consumidor, e, ao fim, concluem o pedido. A taxa de conversão aumentou em média 25% nos dois bancos após a adoção do processo de automação com smartphones. “Queremos mostrar para os bancos brasileiros que até a abordagem na rua passa a ser diferente. Para transmitir credibilidade, é necessário apresentar o máximo de informações possível para o consumidor”, comenta o vice-presidente de vendas da Spring Mobile, Fernando Valente.

No Brasil, a ideia é que a solução seja adotada não apenas para a venda de linhas de microcrédito, mas também para crédito consignado, financiamento de veículos, emissão de cartões de crédito e venda de seguros em geral. Hoje, o processo de venda de alguns desses serviços pode levar até cinco dias úteis, entre idas e vindas de papéis assinados e verificação de dados.

A Spring Mobile vende a solução como um serviço, seguindo o modelo de SaaS. O app também está disponível para smartphones Android.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: