May
07

Contax procura dar vida nova ao negócio

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
06 de maio de 2013 - 23:46 - atualizado às 23:47

Contax-procura-dar-vida-nova-ao-negocio-televendas-cobranca-oficial

Por: Graziella Valenti

A Contax, companhia que nasceu em 2000 como uma cisão do negócio de call center do grupo Oi, pretende inaugurar hoje uma nova fase em seus 12 anos de vida. A empresa busca uma mudança da percepção sobre seu negócio e sobre sua governança.

A companhia já não se considera mais um negócio de call center, mas de soluções de relacionamento com clientes que pode prover desde a tecnologia até o atendimento especializado no ponto de venda. Essa, porém, ainda não é percepção sobre a empresa.

Para o público investidor, a Contax quer se colocar como um negócio em que controladores – Andrade Gutierrez, La Fonte Telecom (Jereissati) e Portugal Telecom – estão alinhados com os minoritários.

Daí a adesão da empresa, após uma reestruturação societária, ao nível 2 de governança da BM&FBovespa – já com o compromisso de que preferenciais e ordinárias terão o mesmo valor no caso de uma futura adesão ao Novo Mercado.

Contax-procura-dar-vida-nova-ao-negocio-televendas-cobranca-interna

Na reorganização, as ações dos controladores tiveram prêmio de 25%, diluindo os minoritários em cerca de 10%. A fatia total nas mãos dos donos sobe 34% para 38,3% e a parcela com o mercado cai de 66% para 61,7% – a partir de agora negociada por meio de “units”, pacotes com ordinárias e preferenciais.

A evolução dos direitos dos minoritários e a reorganização societária, por meio da qual a holding controladora é eliminada, é fruto de um diálogo com os principais acionistas fora do controle, as gestoras Credit Suisse Hedging-Griffo e Skopos – donas, respectivamente, de 20,3% e 15,1% da empresa.

A Contax é hoje a maior companhia de call center do Brasil – com receita líquida de R$ 3,6 bilhões em 2012, e avaliada em R$ 1,7 bilhão na bolsa.

A Oi ainda representa 39% do negócio, mas o objetivo é que a diversificação reduza essa dependência – em 2009, era de 51%. “Contudo, pelo próprio tamanho da Oi, nunca será um contrato pequeno”, disse com exclusividade ao Valor  Carlos Zanvettor, presidente da Contax, que chegou há pouco mais de seis meses, para conduzir um processo de recuperação de margem e trazer crescimento. Dificilmente, portanto, a Oi representará menos de 25%.

Em 2012, com as aquisições de novos negócios e o desenvolvimento desses serviços, as demais frentes de atuação – tecnologia, mercado internacional e promoção em pontos de venda – já representaram 20% da receita líquida, ou seja, R$ 720 milhões, e 33% do lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização (Ebitda), que totalizou R$ 368 milhões. Atualmente, dentro do portfólio Contax estão também as marcas Allus, Todo! e Ability.

Para o futuro, Zanvettor acredita que metade do negócio será de call center e metade de outros serviços. Essa mudança de modelo que a Contax está colocando em marcha é a receita oferecida a todas as empresas do setor. O mantra é que essas companhias busquem agregar mais valor ao que oferecem ao seus clientes. Por enquanto, poucas estão realmente nessa rota.

Desde que houve uma grande renegociação no contrato com a Oi, a Contax sofreu uma sensível redução nas suas margens. Paralelamente, as despesas subiram, deixando os investidores incomodados.

A missão do novo presidente é capturar mais sinergias entre as bandeiras, agora geridas conjuntamente por meio de um comitê. Zanvettor conduz um processo que procura, além de reduzir os gastos, melhorar as margens com a entrega de serviços mais completos. Em 2012, a margem Ebitda ficou em 10,2%, ante a 8,1% no ano anterior. O executivo reforça que a “a margem corrigida é sustentável”, na tentativa de acalmar a ansiedade do mercado.

Para este ano, sem fazer previsões, ele afirma que as melhorias tecnológicas que estão sendo feitas trarão resultado. A companhia investirá R$ 200 milhões até dezembro. Segundo Zanvettor, os avanços só foram aplicados sobre 25% da base de atendimento. Neste ano, esse índice deve chegar a 75%, com a conclusão total programada para 2014. A ideia é que com uma plataforma mais avançada, a produtividade do atendimento aumente.

Ele explicou ainda que a companhia também está promovendo uma renegociação nos contratos com grandes clientes, a exemplo do que foi feito na Oi. Anteriormente, a Contax era remunerada por ligação ao call center. No novo modelo, passa a receber por cliente da contratante e metas customizadas, como vendas e solução de problemas.

Entre os acionistas, a receptividade às mudanças societárias e operacionais foram positivas, mas tímidas. A companhia estava avaliada em R$ 1,6 bilhão ao fim de 2012 e esse valor subiu menos de 10% após as novidades. Entre analistas, há expectativa de que uma futura migração para o Novo Mercado seja um preparo para que alguns dos sócios controladores vendam suas ações.

Quanto mais sucesso a Contax tiver nessa reformulação para uma empresa de soluções, menos correlação sua atividade terá com a Oi – o que é mais um motivo para os controladores, os mesmos da operadora de telefonia, pensarem em dar vida própria ao negócio.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Não tenho duvidas que o Executivo Zanvettor irá conduzir a Contax para uma Empresa de Relacionamento Pleno, focada não só no resultado, mas na satisfação completa e desejável pela visão dos Clientes, Acionistas e Colaboradores.

    Vital Siqueira em 08 de maio de 2013 - 15:01
  2. Fico feliz de saber que a Contax esta se reformulando pois já trabalhei na empresa por 2 anos me desliguei por opção minha em função do stress que me abateu. Aprendi muito e melhorei meu curriculo e digo “renovar é sempre bom “.

    Ellen em 07 de maio de 2013 - 11:28

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: