
Para executivos brasileiros, roupa influencia na possibilidade de promoção
Por: Mariana Fonseca
Pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento, com 1.775 diretores de recursos humanos de 19 países, entre eles 100 do Brasil, mostrou que a maioria dos profissionais brasileiros se veste de forma inadequada para trabalhar.
Quando perguntados se os funcionários de sua empresa se vestiam de forma imprópria ou incomum, 22% dos diretores brasileiros afirmaram que viam os colegas malvestidos com muita frequência e 54% disseram que percebiam com certa frequência. Enquanto, a média mundial foi de 9% para aqueles que optaram pela opção de muito frequente e 42% com certa frequência.
Já quando a pergunta foi sobre a importância da roupa na carreira, 50% dos executivos dos outros países responderam que o estilo de se vestir influencia pelo menos um pouco na possibilidade de o profissional ser promovido. No Brasil, 22% dos participantes disseram que influencia bastante, enquanto para 45% influencia significativamente e 41% afirmaram que influencia pelo menos um pouco.
Segundo Jorge Martins, gerente da divisão de marketing e vendas da Robert Half, a falta de alinhamento entre o estilo do profissional com a cultura da empresa pode representar uma baixa identificação do funcionário com o lugar do trabalho. Jorge acredita que a principal razão para esses números é que o brasileiro ainda é bastante conservador nesse aspecto. “Quanto mais destaque você ganha no trabalho, mais observado, analisado e criticado será”, diz.
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