out
23

Venda da Atento provoca manifestação internacional

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Sinttel Rio
23 de outubro de 2012 - 0:08 - atualizado às 1:32

Venda-da-atento-provoca-manifestacao-internacional-televendas-cobranca

A decisão da Telefônica da Espanha, de vender a Atento mundial para o grupo Bain Capital, resultou numa firme ação da UNI Global Union, a entidade que congrega os trabalhadores de telecomunicações em escala mundial, que aprovou uma Resolução Internacional sobre o assunto.

Em carta ao presidente da Telefônica, Cesar Alierta, o secretário geral da Uni Global, Philip Jennings, destaca que os sindicalistas alertaram para os péssimos antecedentes do grupo Bain Capital, já acionado em diversos países por prática antissindical. A Resolução Internacional é assinada pela Fenattel (Brasil), Cepetel (Argentina), CWA (Estados Unidos), Fesc (Nicarágua), Fetratel (Peru), Fooeesitra (Argentina), FSC/CCOO (Espanha), Sinate (Chile), Sintelfi (Chile), Sintetel (Brasil), Sitcom (El Salvador), Sitet (Costa Rica), STGuatel (Guatemala), STRM (México), SUTTP (Peru), TCM/UGT (Espanha), USTC (Colômbia).

A Resolução Internacional intitulada “Em defesa do emprego, dos direitos sociais e do respeito ao direito de sindicalização dos empregados da Atento em todo o mundo”, diz:

“Diante do anúncio da venda da empresa Atento, atualmente propriedade da Telefônica da Espanha, e sua provável aquisição pela empresa Bain Capital, expressamos nossa exigência de que a dita transação considere em suas cláusulas o pleno respeito aos direitos dos trabalhadores da Atento e aos compromissos contraídos pela Telefônica da Espanha há mais de dez anos com a UNI Sindicato Global, em um Acordo Global, que a empresa Bain Capital ou a empresa adquirente deverá assumir obrigatoriamente.

Como representantes dos trabalhadores da Atento, exortamos a Telefônica da Espanha e a Bain Capital a manter-nos informados sobre o desenvolvimento deste processo de aquisição.

Nos preocupa que, no caso de a Telefônica de Espanha optar por vender a maioria acionária da Atento à Bain Capital, que a dita empresa reproduza na Atento sua trajetória corporativa, caracterizada por dispensas em massa, violações sistemáticas aos direitos dos trabalhadores, a precarização do emprego, a terceirização e, finalmente, depredação da empresa e bancarrota, tal e como já aconteceu nos casos de “Stage Stores y Detail Inc”.

Por tanto, exigimos da Bain Capital, como possível compradora de Atento, os seguintes compromissos:

- Não a demissões

- Reconhecimento dos direitos de sindicalização e de negociação coletiva dos trabalhadores

- Eliminação da prática do sindicalismo de proteção patronal no México.

- Ratificação do Acordo Global e do diálogo existente com a UNI Sindicato Global.”

Desde segunda-feira, dia 1º, o Sindicato está estendendo o horário de homologações dos trabalhadores da Atento que saíram da empresa depois da transferência do site da TIM para Madureira. Como o número de saídos é grande e a Atento está agendando as homologações para janeiro de 2013, o Sinttel-Rio decidiu ampliar o horário das homologações para evitar mais prejuízo aos trabalhadores, inclusive no recebimento do seguro desemprego.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: