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O Lema do Atendimento! – Por Carlos Pires

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Redação
15 de fevereiro de 2017 - 18:09

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Do mesmo jeito que as empresas e as pessoas possuem missão e visão, o atendimento possui um lema, mas se sua área de atendimento não possui um lema, é bom começar a tê-lo, pois com ele implantado na sua essência, você vai melhorar muito o atendimento da sua empresa.

O lema que as Centrais de Atendimento, líderes e pessoas deveriam adotar é: “Estou aqui para Servir”. James C. Hunter, já falava em seu livro “O Monge e o Executivo”, sobre a liderança servidora, mas a realidade é que estamos no mundo para servirmos uns aos outros, independentemente de cargos, e quando se fala em servir, o atendimento é o carro chefe.

Dentro de um mercado altamente concorrido e competitivo, os diferenciais de atendimento, ditam a escolha do cliente pela empresa A ou B, e o “atendimento servidor”, é este algo a mais que os clientes esperam e as empresas precisam atingir.

As empresas e os seus profissionais de todos os setores precisam ter em mente a importância do atendimento servidor, tanto para os clientes externos como para os clientes internos.

Desta forma, com um mundo corporativo mais competitivo e uma busca frequente por bons resultados, como desenvolver um estilo de atendimento onde a empresa possa atender os colaboradores e os clientes de forma satisfatória? Complicado? Nem tanto, apenas muito trabalhoso.

Por ser um profissional de atendimento e ser a pessoa que representa a empresa no contato com o cliente, você vai fazer tudo o que os clientes quiserem? A resposta é sim e não. Se o cliente quiser e a maioria quer, informações, soluções de problemas, respostas, atendimento atencioso, educado e personalizado, você vai fazer sim tudo que o cliente deseja, afinal, isso é direito dele e o mínimo que todos esperam, por isso, você está ali, para servi-lo, entregando o que ele solicitou dentro do que é legal e diferenciado para conquistá-lo. Mas se ele cliente, quer favorecimento, soluções que fogem não só as normas da empresa, mas principalmente as leis, e que não sejam justas e corretas, você não pode e não vai atendê-lo, e o atendente e líder servidor tem esta percepção bem apurada.

Antes que alguém comente que ser servidor é um tipo de escravidão dos dias atuais, afirmamos que não tem a mínima relação, estamos falando de relacionamento próximo e respeitoso, com soluções rápidas e transparentes sem enrolações, resultando numa relação de compreensão e atenção entre líderes, liderados e clientes. Já ser escravo, é fazer tudo o que uma pessoa deseja sem questionar ou reclamar, e é dessa forma que muitas pessoas entendem o significado da palavra servir. Acredito ser um modelo de atendimento diferenciado e que diante dos desafios que atualmente as empresas possuem, é o que vai encantar o cliente e fazer sua empresa crescer.

Hoje, mais do que nunca, a atenção das empresas e dos seus profissionais envolvidos diretamente e indiretamente no atendimento é atender os clientes com a maior educação possível, respeitando a pessoa e o cliente, e solucionar dúvidas e/ou problemas no menor tempo possível, se está tudo sendo feito desta forma você está servindo o cliente, caso contrário, é necessário rever sua estratégia de atendimento.

Sua empresa é servidora? Você é um profissional servidor? Você prefere servir ou atender o cliente?

Um grande abraço a todos!

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