dez
13

Terceirizar: pode ou não?

por: Angelica Balthasar
em: Opinião
fonte: Consumidor Moderno
13 de dezembro de 2012 - 0:04 - atualizado às 0:19

Terceirizar-pode-ou-nao-televendas-cobranca

A terceirização é unanimidade nas empresas de telefonia. Mas uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deixou uma dúvida no ar: operadoras de telefonia podem ou não terceirizar os contact centers?

Por: Carlos Carlucci

Eu acredito que podem e devem sim, afinal a atividade-fim destas empresas é oferecer serviços de telefonia para que os usuários possam se comunicar e não atender aos usuários através de contact centers.

O TST reconheceu o vínculo empregatício de uma funcionária de uma empresa terceirizada com a operadora de telefonia, neste caso, a Claro, por entender que a operadora não podia terceirizar a sua atividade-fim, ou seja, o atendimento ao consumidor. Isso porque o TST considera que o contact center é o meio que o consumidor possui para solicitar de serviços de manutenção, sanar dúvidas e fazer reclamações, entre outros.

Em minha opinião, estas ações fazem parte do serviço de atendimento ao consumidor, que deve ser oferecido pela operadora de telefonia, mas não é o core business da empresa. Este foi um caso pontual, mas que trouxe dúvidas e deixou uma brecha para que outros funcionários busquem os mesmos direitos.

Diversas situações precisam ser analisadas e repensadas para evitar problemas futuros. Em primeiro lugar, a legislação vigente tem que ser avaliada e deve ser feita a definição correta de qual é a atividade-fim destas empresas. Acredito que isso precisa ser estudado e as leis atualizadas para evitar interpretações duvidosas.

O mercado de terceirização de contact center também precisa ser estudado. Este é um dos setores que mais cresce no Brasil. De acordo com dados do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) são cerca de 1,4 milhão de operadores em todo o Brasil e 550 mil só em empresas terceirizadas. Outro dado interessante é que 45% dos operadores trabalham com serviço de atendimento ao cliente (SAC).

Este é um dos setores que mais gera emprego no País e proibir a terceirização com certeza traria muitas perdas. Tanto para os trabalhadores, que ficariam sem os seus empregos, quanto para as empresas, que teriam maior dificuldade para atender a demanda que temos hoje sem a terceirização. Sem contar o impacto econômico que isto tudo acarretaria para o País.

Acredito que a melhoria na qualidade dos contact centers terceirizados seria o início da solução. Com melhores condições de trabalho os operadores não se sentiriam lesados e não teriam motivo para mover ações contra as empresas. E se o atendimento oferecido ao consumidor fosse eficiente, as operadoras de telefonia ou qualquer outra empresa com serviços terceirizados ganhariam muito mais.

Investir em sistemas unificados, o que torna o atendimento mais eficaz e melhora a experiência do consumidor, além de diminuir o estresse do operador, é um passo importantíssimo. Também vale a pena oferecer um ambiente de trabalho adequado, com cadeiras ergonômicas, e oferecer outros benefícios que diminuam o estresse e tornem o local mais aconchegante e agradável.

Acredito que existem alternativas para melhorar o dia a dia dos profissionais e o atendimento ao consumidor sem precisar acabar com a terceirização. Como em qualquer situação, o ideal é ter bom senso para chegar a um acordo que seja benéfico para todos: operadores, terceirizadas e operadoras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Desculpe ser grosseiro, mas algumas vezes as pessoas não querem “saber oque alguém acredita ou acha”, com base legal ou baseado em sua experiência,qual a sua analise critica e fundamentada:por exemplo a criação da Atento pelo Grupo Espanhol Telefônica, um Call Center Criado pelo Grupo Italiano detentor da marca TIM… o serviço dessa empresa não eram concretos e Tangivéis, e em algumas vezes como ainda se fala o principal motivo é redução de custos e passivos trabalhistas … uma das primeiras clausulas do Contrato é ” a empresa x não é responsável pela assistência técnica do aparelho, mas sim o fabricante…” Logo falar de Core Business em um mundo Globalizado é meio complicado e ainda mais com achismos e crenças que facilmente podem ser derrubadas…Os criadores de Software perceberam que logo teriam problemas e passaram a adquirir Empresa de Hardware pra serem mais concretas e tangíveis… Fica aqui minha critica , precisamos de nomes, números e dados estatisticos para melhor fundamentar nossas “opiniões” e não de achismos…como sempre digo até porque o papel aceita , qualquer coisa (e o teclado do Pc tb, srrs).

    Flávio Pereira em 14 de dezembro de 2012 - 11:55

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: