May
11

Vector Contact Center: RECESSÃO? Por aqui, não!

por: Afonso Bazolli
fonte: Redação
10 de maio de 2016 - 18:06

Vector-contact-center-recessao-por-aqui-nao-televendas-cobranca

Por: Deborah Barra – Presidente da Vector Contact Center

O Brasil atravessa por uma enorme turbulência em dois campos principais: político e econômico. Nem vou apresentar os números aqui de ambos os lados, pois estes estão bem batidos. A realidade é que esta incerteza nesses dois pilares principais de nosso país traz muita instabilidade e, principalmente, dúvidas do tipo: Como será agora? Para onde caminharemos? Como resgatar a confiança de investidores e das empresas?

São muitas perguntas, sem respostas. Entretanto, prefiro continuar acreditando que sairemos desta crise, porque estamos trabalhando, empregando pessoas, capacitando, treinando e contribuindo para o nosso setor continue resistindo bravamente a essas turbulências.

É bem verdade, que nunca na história deste país se viu uma crise econômica como esta, será? Lembro-me bem das incertezas causadas por planos que antecederam o Real, onde a inflação chegava a 366%, muitas empresas faliram, pessoas perderam seus empregos e ficaram sem perspectiva alguma.

O que analiso com esta crise é que, felizmente, o Brasil está sim mais maduro. Cresceu com a inflação e criou mecanismos sólidos de combate a ela. E o setor de serviços resiste bravamente a demissão em massa, pelo contrário, dados divulgados no mês passado pela Confederação Nacional do Comércio, deixou nosso setor animado.

A pesquisa mostrou que cinco setores ainda resistem à recessão e o segundo que mais emprega e continua contratando é o de Call Center, com mais de 27 mil novas vagas.

Muitos especialistas dizem que este aumento tem uma explicação: a inadimplência e que o setor de cobrança é o que vem absorvendo estas contratações. De certo modo existe sim uma relação coerente, porém as poucas conversões das negociações das dívidas, não tem justificado o investimento numa estrutura de cobrança tão grande, já que este setor é balizado pelas quitações das dívidas. E sabemos bem que os consumidores não estão conseguindo pagar seus compromissos.

Outro fator que justifique a resistência de nosso setor ao desemprego é de que está havendo sim novas contrações em novos projetos com características ao CPO (Customer Process Outsourcing ou Terceirização dos Processos de Clientes). Ou seja, as empresas estão transferindo suas operações de atendimento ao cliente aos Contact Centers especializados e estes, por sua vez, investindo na qualidade.

Entretanto, ainda há um caminho a se percorrer, que acredito não demorar muito, já que tudo neste setor acontece relativamente rápido. As empresas contratantes precisam enxergar o Contact Center como um aliado para impulsionar os negócios e, em seguida, oferecer-lhes mais autonomia para que ele possa assim suportar as exigências e exercer o atendimento com qualidade e alto índice de retenção.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Corroboro com a análise da Déborah.
    Já passamos por crises piores do que esta lembrando que ela não é local mas é agravada pela inobservância política pela democracia, mas como diz ela não vamos entrar em detalhes pois todos estão assistindo o cenário.
    Na PersonalCob adotamos a mesma política e os resultados são animadores.

    Benigno em 11 de maio de 2016 - 10:19

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: