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Bancos buscam melhorar atendimento ao cliente

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Diário do Nordeste
16 de setembro de 2014 - 18:08

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Os bancos Santander e Banrisul e a Caixa Econômica Federal informaram por meio de suas assessorias de imprensa que têm trabalhado na implantação de melhoria de seus processos para atender seus clientes. Este posicionamento das instituições se deu porque o conglomerado espanhol no Brasil foi apontado pelo Banco Central (BC) como a instituição com o segundo maior índice de reclamações de clientes no mês passado. O banco com sede no Sul do País ficou na terceira colocação. A Caixa Econômica aparece na quinta posição.

A liderança do ranking do BC em julho ficou com o Banco BMG, que já declarou trabalhar “de forma incansável” para oferecer o melhor atendimento aos clientes e atuar com agilidade para sanar quaisquer dúvidas ou pendências. Em nota, o Santander ressaltou que tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis. “Dessa forma, (a instituição pretende) melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco.”

Já o Banrisul informou que todas as demandas registradas no Banco Central, independentemente se classificadas como procedentes ou improcedentes,são tratadas individualmente. “As normas internas e procedimentos são revisados continuamente com o objetivo de implantar as melhorias e adequações necessárias para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes.”

Aprimoramento

No caso da Caixa, a assessoria destacou que a divulgação mensal do ranking de reclamações pelo BC é um instrumento de aprimoramento para as instituições financeiras. “Por meio destas reclamações, a Caixa percebe as oportunidades de aperfeiçoar seu atendimento, produtos e serviços. Investimos constantemente em expansão da rede, contratação e capacitação de empregados, e em soluções tecnológicas para promover a qualificação do atendimento bancário em respeito aos direitos do consumidor, visando a garantir a satisfação dos clientes.”

O indicador do BC é formado a partir do volume das reclamações, que é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. Até o fechamento desta edição, o HSBC, quarto colocado, não se manifestou.

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