Sep
10

O Calvário dos Calls Centers

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Programa Cases
09 de setembro de 2013 - 22:13

O-calvario-dos-calls-centers-televendas-cobranca

Como resolver o problema do mau atendimento no Call Center?

Recentemente precisei instalar um telefone fixo e banda larga em minha casa. Fiquei surpreso com a rapidez no atendimento. Em poucos dias estava tudo instalado e funcionado. Cheguei até comentar com os amigos minha surpresa com o atendimento dessa companhia telefônica, visto ela estar enchafurdada com problemas com a Anatel e consumidores.

Tudo ia bem, até que percebi que entregaram “gato por lebre”. Foi aí que começou meu calvário. Na hora de vender foi tudo maravilhoso. Quando comecei a ligar para reclamar e pedir o que havia acordado, as coisas mudaram drasticamente.  Precisei de três dias, falei com mais de 12 atendentes; que não só me deixavam pendurado da linha, como deixavam seus microfones abtertos, me obrigando a ouvir “palavrões, piadinhas sem graça e muita gargalhada”.

Tenho certeza que não estou contando nenhuma novidade. Quem não teve problema com Call Center, um dia terá. A grande maioria dos Call Centers são terceirizados. Isso quer dizer que as empresas contratantes têm pouca ou nenhuma gerência sobre as pessoas. Daí fico me perguntando, como é que as empresas conseguirão que esses funcionários vivam a missão, visão e valores que são sempre bem defendidos dentro das empresas contratantes? Nunca!

As pessoas que trabalham em telemarketing são mal pagos, recebem pouco ou nenhum treinamento e vivem tendo que bater as “cotas”. Pois é, quando um consumidor precisa fechar um determinado serviço, não raro, os profissionais de telemarketing tentam nos empurrar goela abaixo, aquilo que não precisamos. Mas, a cota precisa ser batida.  No Linkedin, diariamente tenho visto empresas precisando de pessoas para trabalhar com telemarketing. Alguém já reparou o salário anunciado? R$ 750-800,00/mês. Meus amigos, eis aqui uma das razões do fracasso. Salários de banana. Com esse tipo de salário, só contratando “macacos”.

Como em sã consciência, alguém ganhando essa miséria, vai ralar, suar, vestir a camisa, dar o sangue, ou qualquer outro jargão cabível? As pessoas aceitam para não ficarem paradas, ou ficam apenas à espera de outra e melhor oportunidade. Não é por acaso que turnover dessas empresas seja alto. Não adianta tentar tapar o sol com a peneira.

Por isso, precisei de três dias estressantes, para finalmente poder ter minha solicitação “aparentemente” resolvida. (a empresa me deu 5 dias para meu pedido ser atendido) Foi só quando disse que queria cancelar, que uma alma caridosa, ajudou-me a resolver meu problema. Eu não tenho uma alternativa para os Call Centers, pois acho que vieram para ficar. No entanto, as empresas estão tendo seus nomes manchados, jogados na lama, por pessoas que não se importam de perder mais um cliente.

Acredito que há profissionais que estão trabalhando corretamente e tentam dar o seu melhor. É o caso da Paloma que me atendeu por último. Mas, infelizmente essas pessoas são exceções. Espero que as empresas encontrem uma fórmula de valorizar mais esses profissionais. Prestar-lhes algum tipo de reconhecimento. E pelo amor de Deus, R$ 750,00 de salário inicial chega a ser uma ofensa.

Um grande abraço a todos.

Fernando Fernandes

Fonte: http://www.programacases.com.br

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Minha opinião é que o foco do problema não está nas pessoas e nem nas empresas prestadoras de serviços.

    O principal problema está na falta de processos bem definidos pela empresa contratante.
    Ninguém trabalha apenas por dinheiro, o atendente pode ter salários e benefícios de executivos, que não se motivará com um cotidiano em que trata situações que não estão sob sua alçada.

    A verdade é que falta o verdadeiro foco no cliente (leia-se processos aderentes às necessidades do consumidor), se uma empresa conseguir estruturar de forma inteligente seus processos não precisará gastar tanto esforço se retratando com seus clientes.

    Tente mudar a data de vencimento de sua fatura, tente parcelar uma dívida, tente fazer algum pedido fora do padrão… Se você já tentou e se frustou pode ter certeza, a culpa não foi do atendente e sim da empresa que você escolheu para ser cliente…

    rodrigoaugustoleonel@gmail.com em 12 de setembro de 2013 - 10:20
  2. Fernando e Manastle,
    concordo em gênero, número e grau com vocês e gostaria de acrescentar que a equação da terceirização das centrais de atendimento pelas empresas tem como resultado um perde-perde para quase todo mundo.
    As empresas que contratam os serviços, que por sinal contratam mal pra caramba, acham que estão reduzindo seus custos (e parece que é a única coisa que elas veem), mas se esquecem de colocar nas contas os custos relativos a perda de clientes pelo mal atendimento, comprometimento da marca e imagem da empresa no mercado e os custos de ter que conquistar novos clientes o tempo todo para recompor a carteira.
    Também perdem os clientes que, até se esforçam para serem fieis à marca, mas são vencidos pelos descasos como são tratados.
    Perdem também os atendentes que, além dos baixos salários e benefícios como já citado, não tem qualquer perspectiva de crescimento profissional e qualquer identidade com a marca, produto e empresa que representam. Isto deve ser extremamente frustante para um profissional.
    Talvez os únicos que ganham nesta equação são os call centers que não param de crescer e aumentar os seus lucros, mas mesmo para estes eu tenho sérias dúvidas que sustentem este modelo de negócio por um longo prazo. Não é raro ouvir falar de empresas que “acordaram” e decidiram trazer suas operações para dentro de casa.
    Na minha opinião, enquanto esta equação do atendimento aos clientes não resultar em um ganha-ganha para todas as partes interessadas, infelizmente vamos continuar lamentando os péssimos serviços prestados para nós, brasileiros, clientes e consumidores.
    E isto só vai mudar o dia em que, empresas contratantes e empresas contratadas perceberem que o modelo de contratação e prestação de serviço deve ser bem diferente daquele que um finge que paga e o outro finge que atende.

    Ah, esqueci de falar que, para aquelas empresas que não acham importante atender bem aos seus clientes, a concorrência agradece.

    Abraço a todos

    Alberto S Oliveira
    Diretor de Relacionamento com o Cliente da VoxAge

    Alberto Sampaio de Oliveira em 10 de setembro de 2013 - 18:56
  3. E assim segue a humanidade, com o salário diria eu de micos de circo e nem mesmo para macacos serviria.
    Hoje as empresas terceirizam completamente o seu atendimento para reduzirem o custo operacional, porém esquecem o quanto seria agradável para estas pessoas que ganham este misero salário, terem benefícios das empresas das quais eles representam indiretamente.
    Quem realmente ganha são as grandes empresas que terceirizam esses serviços e por uma falta de capacidade de controle e regulamentação do governo as coisas continuam como estão. E acho que continuarão!
    Fernando, creio que seja mais ou menos por esses detalhes abaixo, que dentre milhares de ligações, você tenha tido a breve sorte de ter sido bem atendido.
    Salario Baixo;
    Benefícios:
    Vale Transporte que não pode passar de R$ 9,30 por dia;
    Vale Refeição no valor máximo de R$ 7,00 por dia;
    Planos de carreira e Perspectivas de crescimento inexistentes;

    = Altos Lucros das empresas Terceirizadas.

    Concluindo, contratam qualquer um para passar qualquer tipo de informação.

    manastle em 10 de setembro de 2013 - 15:14

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: