Aug
02

O cliente tem sempre razão?

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Venda Mais
01 de agosto de 2013 - 22:25

O-cliente-tem-sempre-razao-televendas-cobranca

Por: Raúl Candeloro

O cliente tem sempre razão? Esse é um debate sempre muito interessante em qualquer ambiente de Vendas. Principalmente quando a conversa direciona-se para “demitir” clientes.

Sou defensor fervoroso de demitir clientes em algumas situações, mas nem todo mundo concorda comigo. Algumas pessoas concordam, mas depois não fazem nada, já que demitir um cliente tem vários inconvenientes:

Você obviamente perde o cliente e, com isso, o faturamento que ele traz.

Você tem que passar pelo possível constrangimento de ter que comunicar, de maneira delicada, mas firme, que não vai mais atender o cliente.

Você corre o risco do cliente fazer uma cena, reagir mal, etc.

Mesmo assim, acredito que existam tipos de clientes cujo atendimento tem um retorno negativo sobre o tempo, energia e dinheiro investidos.

Quando demitir um cliente?

Quando o cliente é grosso, mal-educado, inconveniente e/ou falta ao respeito com as pessoas que o atendem na empresa.

Quando o cliente é deficitário, ou seja, atendê-lo não dá lucro e ele não aceita pagar mais pelos produtos/serviços.

Quando o cliente demanda tanto tempo e energia para atendê-lo, sem compensação financeira, que outros clientes acabam sendo mal-atendidos.

Quando o cliente falta à ética e claramente desrespeita os valores nos quais você acredita.

Nestes 4 casos específicos, acredito que é melhor para todos se o cliente for demitido/a.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: