Apr
10

O que faz os clientes felizes?

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Programa Cases
09 de abril de 2013 - 18:32 - atualizado às 20:13

O-que-faz-os-clientes-felizes-televendas-cobranca

Acredito que a resposta a essa pergunta vem sendo perseguida desde que o mundo é mundo, ou pelo menos, desde que se estabeleceu o sistema de comércio. Milhares de livros já foram escritos e muitos outros milhares o serão. Encontrar resposta à essa pergunta, colocaria qualquer fabricante em vantagem em relação a sua concorrência. Por causa disso, o departamento de marketing das empresas, gasta mais e mais dinheiro, a fim de “entrar na cabeça” do consumidor.

Um dos erros das empresas é “olhar para fora” em vez de “olharem para dentro”. A resposta pode estar bem diante de nosso nariz e não a enxergarmos. Poderíamos enumerar uma grande lista de empresas que dessa forma, encontram a solução para seu baixo faturamento. Intel, Google, Apple, P&G etc. No entanto, gostaria de compartilhar com vocês, uma lista bem elaborada por uma empresa americana de sucesso, a Selling Power, sobre as mais prováveis ações que poderão tornar os clientes felizes.

1. Substitua a visão de que seu relacionamento com a clientela se baseia em apenas compra e venda por uma estratégia que priorize a felicidade do cliente.

2. Substitua a antiga reação “Vou ver o que posso fazer” por “O que posso fazer para deixá-lo feliz?”

3. Substitua a velha pergunta “Como posso fechar uma venda?” por “Como posso ser mais útil para este cliente em potencial?”

4. Reduza à metade o tempo que você leva para responder a cada solicitação dos clientes e suas chances de fazer negócios quadruplicarão.

5. Dobre o tempo em que você passa ouvindo as solicitações dos clientes e suas oportunidades de tornar um cliente feliz se multiplicarão.

6. Dobre aquele “algo mais” que você faz pelos clientes e as referências serão abundantes.

7. Pare de ficar esperando uma recompensa concreta cada vez que presta um serviço excepcional a seu cliente. Um cliente feliz é o resultado de cuidado e dedicação no atendimento.

8. Troque o velho pensamento “O que eu ganho com isso” pela filosofia “Pode contar comigo”.

9. Mude aquela velha imagem de que “O mundo é uma selva!” para “O mundo está cheio de oportunidades para deixar meu cliente feliz”.

10. Não esqueça: um cliente feliz nada mais é do que um reflexo da maneira como você gostaria de ser tratado.

Bem, não fique aí resmungando que já sabia de tudo isso. Claro que não estamos reinventando a roda ou a lâmpada com essas sugestões. No entanto, quantas empresas vêm desprezando esses conselhos? Comece a por em prática e torne seus clientes felizes.

Abraço a todos,

Fernando Fernandes

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: