Mar
11

E-mail marketing: segmentar é preciso

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
10 de março de 2013 - 16:01

Email-marketing-segmentar-e-preciso-televendas-cobranca

Esta ferramenta de comunicação dependerá do agrupamento em listas específicas, onde os usuários serão divididos de acordo com comportamentos comuns e até mesmo de acordo com o seu perfil de navegação.

Por: Victor Popper

A segmentação é uma técnica bastante simples, mas que ainda precisa ser mais estudada pelas empresas que enviam e-mail marketing. Esta importante ferramenta de comunicação dependerá, cada vez mais, da correta divisão ou agrupamento em listas específicas, onde os usuários serão divididos de acordo com comportamentos comuns e até mesmo de acordo com o seu perfil de navegação.

Sabemos que o e-mail marketing está evoluindo e que as estratégias de envio focadas na segmentação comportamental tornam esta ferramenta imbatível quando utilizada de forma criteriosa e inteligente. Assim, a melhor forma de prever comportamentos dos clientes reside em observar os comportamentos passados a fim de antecipar os anseios futuros. Muitas vezes o usuário não está a par de lançamentos que gostaria de adquirir – avisá-lo de uma pré-venda é sempre bastante amigável.

Além de subdividir os contatos dos clientes de acordo com interesses ou características específicas, tais como idade, sexo, estado, histórico e até mesmo a utilização de termos regionais, é importante ficar atento aos chamados filtros, que irão segmentar a lista final de destinatários. Conhecer seu público alvo e oferecer conteúdos relevantes é determinante para o sucesso de suas ações.

Um estudo realizado no segundo semestre de 2012 pelo departamento de marketing da Santa Clara University, na Califórnia, comprova que as chances de conversão do e-mail marketing são até três vezes maiores entre consumidores que recebem em sua caixa de entrada promoções que acreditam ser selecionadas e exclusivas. Chamar o seu cliente pelo nome, conhecer o seu padrão de compras e entrar em contado após um longo período sem interação contribuem para reforçar a auto-estima do público-alvo e modificar relacionamentos.

O levantamento também apontou que algumas condutas devem ser reforçadas, como ter em mente que o assunto ou subject é crucial para convencer o prospect de que a mensagem vale a pena. Então, para não desperdiçar o seu tempo enviando e-mails que não serão abertos e otimizar o trabalho do usuário, evitando a exclusão imediata de suas campanhas, conheça algumas palavras que precisam ser riscadas do seu repertório.

Alguns exemplos: kg; perca peso; agora; a partir de; você; R$; grátis; frete; despachamos para todo o Brasil; curso online; aproveite nossa promoção; não perca mais tempo; trabalhe em casa; imperdível; clique aqui; ganhe dinheiro; preço limitado; consulte-nos; confira; vagas abertas; desculpe-nos pelo transtorno; não responda este e-mail.

Além de transmitirem uma impressão de impessoalidade, os termos remetem, inevitavelmente, ao temido spam. A força das palavras selecionadas tem muita importância e relação direta com a aceitação por parte dos provedores a futuras abordagens.

Um título curto, com bem menos que os 140 caracteres empregados no Twitter, também faz a diferença. A grande maioria dos serviços de e-mail gratuito disponibiliza a visualização de apenas 30 a 45 caracteres do assunto na caixa de entrada, por isso, o ideal é que o assunto tenha de 10 a 50 caracteres e que a mensagem seja transmitida de forma clara, objetiva e concatenada. Neste momento, você deve transmitir o recado e ao mesmo tempo instigar a curiosidade do usuário. Estimativas dão conta de que aproximadamente 35% dos internautas escolhem ler ou não um e-mail dependendo do interesse despertado pelo assunto.

Pensando no aspecto de fidelização, outras dicas importantes são a criação de grupos de clientes que contrataram um serviço ou compraram um produto em comum; variar assuntos sempre que possível, utilizando subjects diferentes para as campanhas remetidas a cada grupo; confecção de newsletters diferentes a cada semana, de forma que os grupos recebam a informação mais relevante possível; e assim por diante.

Portanto, não se esqueça: segmentar é preciso. Triagem de personalidade, título curioso, mensagem clara, layout criativo e pesquisa adequada para prever as necessidades dos usuários são os passos mais curtos para chegar a conversões mais elevadas. Faça o teste!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: