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Efetividade nas ações de e-mail Marketing

por: Angelica Balthasar
fonte: Administradores.com
20 de janeiro de 2013 - 18:02

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O e-mail marketing é uma das ações mais utilizadas no Marketing Direto, com o objetivo de se relacionar com um público específico. Quando bem utilizado, ele gera bons resultados. Para enviar um e-mail marketing de qualidade e alcançar efetividade na ação, alguns detalhes devem ser considerados

Por: Vimerson Araujo

Mailing: Muitas empresas utilizam o mailing próprio, outras optam pela locação de bases confiáveis e outras ainda, preferem aquelas com origem duvidosa. Além de cuidar do próprio banco de dados, como o maior patrimônio da empresa mantendo-o atualizado, ações com mailings confiáveis de outras empresas são muito importantes, pois permitem a possibilidade de impactar novas pessoas e gerar novos negócios.

Opt-in e Opt-out: O consumidor tem em suas mãos o poder de escolher o que deseja ou não receber via e-mail. Solicitar permissão para enviar mensagens aos seus contatos (opt-in), dando ainda, a oportunidade de cancelar o seu cadastro quando quiser (opt-out), deve ser uma prática constante.

Segmentação: Poucas ações levam a sério a segmentação do seu target. Além de parecer mais fácil, existem profissionais que acreditam que “todo mundo” é seu público alvo. A segmentação é fundamental para o sucesso da ação, pois conseguimos definir atributos como: região geográfica, idade, sexo etc., que nos permite enviar o melhor conteúdo a cada um dos segmentos.

Subject e Conteúdo: O assunto do e-mail marketing é sem dúvida o grande decisor na visualização ou não do conteúdo da peça. Nesse caso, o subject deve ser atrativo e capaz de “convencer” as pessoas a abrirem o e-mail e ter acesso às demais informações. Palavras como “promoção”, “grátis”, “últimas vagas”, não devem ser usadas, pois grande parte dos servidores às interpretam como span, e certamente não permitirão sequer que a mensagem chegue à caixa de entrada.

Span: Mensagens enviadas para e-mails sem permissão ou com conteúdo duvidoso, são considerados span, o que além de prejudicar o resultado da ação, pode bloquear seu IP ou até colocá-lo em uma black list. Mande e-mails apenas para quem você tem relacionamento.

Design: Uma peça clean, moderna e objetiva, irá favorecer a leitura e estimular cliques nos links da peça para obter mais informações. O código html deve ser composto por texto e imagem sem exageros.

Envio: Existem no mercado muitas empresas que oferecem boas ferramentas de envio de e-mail marketing. Aqui, devemos optar pelas ferramentas que ofereçam: rapidez, segurança, estabilidade, ip’s confiáveis, possibilidades de testes antes do envio total, e principalmente, alta entregabilidade.

Relatório Gerencial: Analisar o resultado da ação através do relatório gerencial nos permite analisar os erros e acertos, bem como definir o foco das próximas ações. Informações como: e-mails enviados, e-mails entregues, visualizações, cliques, cliques por link, taxas de erros, são importantes, pois apontam com dados precisos, a efetividade da ação.

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