Jun
17
16 de junho de 2013 - 14:35

Emissao-e-pagamento-de-boletos-terao-novas-regras-televendas-cobranca

A partir de agora, a transferência de recursos entre Instituições Financeiras passa a ser efetuada de forma online, utilizando mensagens do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)

O Banco Central criou uma nova ferramenta, o boleto de oferta, com o intuito de proteger os clientes do sistema financeiro. Com as novas regras, torna-se possível disponibilizar os recursos ao recebedor no mesmo dia do pagamento pelo devedor, para valores acima de R$ 250 mil, dependendo apenas de negociação entre o cliente/credor e a instituição financeira contratada para executar a cobrança, já que agora a operação interbancária se dará obrigatoriamente no mesmo dia.

A partir de agora, a transferência de recursos entre Instituições Financeiras passa a ser efetuada de forma online, utilizando mensagens do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). A quitação somente será possível mediante saldo disponível e o valor será sensibilizado de imediato na conta do pagador. É obrigatório também a informação do CPF ou CNPJ do Beneficiário (antigo Cedente) e do Pagador (antigo sacado);

O documento poderá ser pago até às 17h, no entanto, é importante verificar com a Instituição de Relacionamento o horário limite estabelecido, de acordo com o canal de pagamento disponível.

Uma importante mudança também se refere às alterações promovidas nas informações contidas nos boletos emitidos no âmbito dos bancos ou das empresas, tais como:

a) O Cedente passa a ser denominado “Beneficiário”;

b) O Sacado passa a ser denominado “Pagador”.

c) O CPF ou CNPJ e Endereço do Beneficiário deverá ser informado em todos os boletos, assim como o CPF ou CNPJ do Pagador.

Outras Informações serão divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: