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25 de setembro de 2013 - 23:19

Empresas-de-cobranca-adotam-sms-como-canal-preferencial-televendas-cobranca

Por: Fernando Paiva

As empresas de cobrança no Brasil adotaram o SMS como meio preferencial de contato com devedores. Somente este ano, 16 milhões de mensagens de texto de cobrança serão enviadas pelos 16 associados do Igeoc (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança). Para se ter uma ideia do crescimento: em 2011 esse mesmo grupo de empresas havia enviado 6,5 milhões de SMS. Os números foram apresentados pelo diretor-presidente do Igeoc e sócio-diretor do Grupo Renac, Egberto Blanco, durante palestra no Forum Mobile+, nesta terça-feira, 24, em São Paulo.

A explicação para a preferência está no custo: o preço de envio de um SMS é 96% mais barato que o de uma carta, que requer impressão, manuseio e postagem. Além disso, o SMS chega imediatamente, enquanto a carta leva em média sete dias. Blanco informa que o canal SMS gera melhor retorno, com uma taxa de 20% a 30% maior de sucesso em renegociações de dívidas.

O executivo reconheceu, contudo, que ocorrem problemas nas bases cadastrais, em razão da constante troca de números telefônicos, especialmente entre clientes pré-pagos. Na tentativa de evitar isso, as empresas costumam realizar checagens. A primeira mensagem enviada tem sempre o propósito de confirmar se aquele número é realmente do devedor.

O Igeoc está desenvolvendo um site para que os próprios devedores verifiquem sua situação financeira e procurem regularizá-la. A iniciativa é inspirada em um projeto existente nos EUA. “É o processo inverso (da cobrança)”, compara.

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1 Comentário
  1. A idéia é excelente mas o problema começa quando (como eu) o cliente recebe mensagem de outro usuario e nao tem um canal para dizer que nao é o cliente cobrado pois o retorno do email ou sms é um sistema que nao aceita respostas…

    Tatiana em 26 de setembro de 2013 - 21:21

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