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07 de outubro de 2013 - 20:13

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Por: Fernando Paiva

Dois restaurantes paulistas que realizam com frequência shows de música sertaneja adotaram um sistema de venda não presencial de ingressos com envio de código por SMS. A solução, desenvolvida pela brasileira Pagtel, está passando por um teste piloto há dois meses nos restaurantes São Judas Tadeu Demarchi e São Francisco, ambos localizados em São Bernardo do Campo.

A ideia não é concorrer com Ticket Master e afins, mas trabalhar com casas de porte médio que hoje não oferecem a venda remota de ingressos por cartão de crédito, explica Felipe Lessa, diretor de marketing da Pagtel. A solução apresentada para as casas de show aproveita um gateway de pagamento usado pela Pagtel em outros dos seus produtos. No caso dos dois restaurantes, o consumidor faz a compra ligando para o telefone de atendimento dos estabelecimentos. Ele recebe um comprovante por SMS, que é trocado pelo ingresso físico no dia do show, na bilheteria da casa. “O resultado está sendo surpreendente, até porque envolve uma mudança cultural e de processos”, comenta Lessa, sem revelar números específicos do teste-piloto até o momento.

Pagtel Delivery

O teste com ingressos faz parte de uma estratégia da Pagtel em diversificar seus negócios de m-payment. A empresa é originária da Ttel, que mantém uma solução de compra de recarga por telefone, através de URA, adotada por várias operadoras brasileiras e que respondeu no primeiro semestre pela maior parte dos R$ 45 milhões em transações registradas em sua plataforma de pagamentos.

Outra novidade da Pagtel lançada no fim do ano passado sobre a mesma plataforma é a Pagtel Delivery, que viabiliza a compra remota por cartão de crédito para encomendas a serem entregues em casa. O consumidor se cadastra pelo site da Pagtel, informando seu celular e os dados do seu cartão de crédito. Depois disso, sempre que fizer uma encomenda em algum estabelecimento parceiro, basta informar seu celular e o código de verificação do cartão. O pagamento, portanto, é realizado no ato do pedido. Depois, basta esperar a chegada da encomenda. Hoje, a solução conta com 10 mil usuários cadastrados e uma rede de 50 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, farmácias, padarias e pet shops da Grande São Paulo. A expectativa é expandir para Campinas e baixada santista, atingindo ao fim do ano 50 mil usuários e 300 estabelecimentos comerciais cadastrados.

A solução da Pagtel possui certificados internacionais de segurança. A empresa faz a gestão de fraude e checa os dados dos consumidores: sua taxa de chargeback é de apenas 0,8%, informa Lessa. “Somos uma solução tecnológica e de segurança, não uma solução financeira. O dinheiro da transação não passa por nós: vai direto para a conta do cliente”, esclarece o executivo. A Pagtel cobra uma taxa e uma comissão de uso pela sua solução.

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