Oct
31

5 grandes vendedores para se inspirar

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
30 de outubro de 2016 - 14:08

5-grandes-vendedores-para-se-inspirar-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Algumas vezes você se sente desmotivado para tocar o seu negócio? Conheça a vida de grandes vendedores que viraram empreendedores!

É sempre bom se espelhar em alguém, buscar modelos para seguir. E no mundo dos negócios, há vários empreendedores cuja história poderá inspirar e servir de motivação em sua jornada. Que tal conferir alguns deles? Continue com a leitura e veja o que preparamos para você no post de hoje!

Joe Girard

O Guiness Book considera Joe Girard como “o maior vendedor de carros do mundo”. Girard nasceu de família pobre em Detroit. Já casado, passando dificuldades para sustentar a família, pediu emprego ao gerente de uma concessionária. Como já havia muitos vendedores na firma e poucos clientes para atender, Girard ofereceu-se para captar clientes.

Provido de uma mesinha no fundo do salão, uma lista telefônica e um telefone, Girard começou a fazer ligações aleatórias, oferecendo carros e, no primeiro dia de trabalho, conseguiu sua primeira venda. No mês seguinte, ele vendeu 18 veículos.

Trabalhando na Merollis Chevrolet, Girard tornou-se o maior vendedor de carros do mundo. Uma de suas técnicas de captação chamava-se “sistema de perdigueiros”, através da qual clientes podiam indicar outros clientes e ganhar, por cada negócio realizado, uma comissão de 25 dólares. Segundo ele mesmo, um terço de suas vendas vinha desse sistema. Algumas características do trabalho de Girard:

Motivação e empenho: planejamento, força de vontade, habilidade para aproveitar e criar oportunidades de venda, indisponibilidade para bate-papos de “rodinha”;

Cartão de visita: através dele, Girard “imprimia” sua marca no cliente, ensejando novas oportunidades de venda;

Lei Girard dos 250: segundo ela, cada pessoa conhece, em média, outras 250 pessoas durante sua vida. Se tratadas bem, elas divulgarão seu nome de forma positiva;

Relacionamentos duradouros: Girard sabia criar relacionamentos e mantê-los, enviava agradecimentos aos clientes pela compra efetuada, não cortava vínculos, criava amizades.

Hoje, Girard é um milionário que provou que, mesmo sem formação superior, é possível ao homem crescer e conquistar espaço no mundo dos negócios.

Steve Jobs

Filho adotado de um sírio e uma americana, Jobs desenvolveu desde cedo a paixão por eletrônica, consertando e reformando carros na garagem de seu pai. Ao final do ensino médio, consegue emprego na empresa do engenheiro Larry Lang.

Com Stephen Wozniak, desenvolveu a versão de um dispositivo que fazia chamadas a longa distância. E foi com Wozniak e mais outros dois colegas que, em 1976, fundou o primeiro computador Apple.

Depois, a equipe de Jobs fundou o Apple II em 1977. O Apple III e o Lisa sofreram dificuldades de venda, mas a compensação veio com o Macintosh.

Por problemas internos, Jobs deixou a Apple, fundou a Next Computers e adquiriu a Pixar, que, em parceria com a Disney, produziu animações de sucesso. O retorno de Jobs influenciou a criação do iMac 3G, do iPod, iPhone e iTunes.

Hoje, mesmo após o falecimento de Jobs, a Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo. Ele foi um homem determinado, que soube lidar com os fracassos e revolucionou o mundo dos computadores, da música digital (tornando-a acessível a um número maior de consumidores) e dos tablets, viabilizando a sua produção.

Jordan Belfort

Denominado de “o Lobo de Wall Street”, apesar de sua vida turbulenta, Belford passa algumas lições de empreendedorismo. Aos 23 anos, vendia carne e frutos do mar de casa em casa, em Long Island.

Em poucos meses, cresceu muito e lotou caminhões com mercadorias. Trabalhou em várias corretoras de ações. Ao lado de Kenneth Greene, Belford abriu uma franquia da Stratton Securities, uma corretora de segunda linha. Bastaram 5 meses de trabalho para garantir a compra de toda a empresa. Hoje, Belford tem 80% da Stratton Oakmont.

Para vender suas ações, ele contratou e treinou jovens vendedores. A sua técnica “canto da Kodak” mostrou-se eficiente: a primeira opção oferecida não é um tipo de papel desconhecido, mas uma blue chip (geralmente Kodak).

Os funcionários da empresa fazem em torno de U$85 mil por ano. Belford investe em empresas que prometem pouco e conseguem fazer fortuna.

Ele é um exemplo de vendedor ambicioso que persuade e incentiva seus funcionários através de discursos empolgantes e reuniões alegres; comunica-se bem com as pessoas ricas para conseguir êxito em seus negócios. Para ele, ganhar dinheiro é uma prioridade.

Alexandre Costa

Quando adolescente, Alexandre ajudava a mãe na venda de chocolate: anotava os pedidos, passava para o fornecedor e recebia as mercadorias. Depois de trabalhar por algum tempo em um posto de gasolina, ele voltou ao negócio de chocolate.

Conseguiu vender 2 mil ovos de Páscoa de 50g, mas seu fornecedor não dispunha de ovos de 50g. Ao descobrir seu erro, Alexandre visitou 20 atacadistas em busca do produto e não o encontrou. Conheceu Dona Cleuza, sua primeira funcionária, que aceitou fazer os ovos em casa. O próprio Alexandre ajudou-a na confecção dos ovos e conseguiu honrar seu compromisso. Nesse dia, em uma cozinha particular, nasceu a Cacau Show.

Hoje, a empresa tem 5 fábricas ao todo. A Cacau Show é a maior produtora de chocolates finos do mundo e a maior produtora de trufas da América do Sul. Alexandre costuma dizer que enfrentar os desafios é melhor do que se lamentar e aconselha as pessoas a ter iniciativa e não temer seus erros.

John Davison Rockefeller

Filho de pai madeireiro e mãe doméstica, conseguiu emprego aos dezesseis anos como assistente de escritório. Era dedicado ao trabalho e logo aprendeu todas as técnicas relativas à sua atividade.

Por ser econômico, conseguiu juntar dinheiro para investimentos posteriores. Depois, em companhia de um amigo, fundou um negócio de alimentos, para, em 1869, fundar uma refinaria de petróleo — combustível que vinha substituindo o óleo de baleia na iluminação.

Rockfeller fundou a Standard Oil que, pouco a pouco, foi dominando o comércio nos EUA e garantindo o monopólio sobre o refino e a comercialização do petróleo no país. Com seus sócios, comprou várias empresas que lhe garantiram a riqueza pessoal de U$900 milhões.

Foi um filantropo famoso e, ajustando sua fortuna da época à inflação, ele é considerado o homem mais rico da história! Rockfeller deixou uma mensagem de determinação e disciplina, de empenho e força de vontade que ainda hoje serve como estímulo para muitos empresários norte-americanos.

Claro que as pessoas são diferentes e têm vidas diversas. Mas se você for um empreendedor, pode se espelhar nas histórias dessas personalidades acima para dar fôlego à sua vida profissional. É possível aproveitar muitas lições dos homens bem-sucedidos e aplicá-las em sua vida! Existem outros famosos cuja história você aprecia? Conte para nós através dos comentários!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: