Sep
30

API’s , o que é e como aplicar nos fluxos de vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Nectar CRM
29 de setembro de 2020 - 17:04

O-que-e-api-televendas-cobranca-3

API’s, o que é ? Como usar? E como aplicar nos fluxos de vendas.

API, sigla em inglês para: (Application Programming Interface), que tem como tradução para o português: “Interface para Programação de Aplicativos”. A API é uma interface que dá a possibilidade de fazer 2(dois) ou mais sistemas (aplicações) se comunicarem de forma automatizada, ou seja, a API é muito utilizada para criar uma “ponte” entre sistemas.

E falando um pouco mais sobre o que é Api, ela basicamente é uma interface com uma, ou várias rotinas com padrões que por definição torna possível a comunicação entre plataformas distintas em segmentação.

Por exemplo, dá para fazer a troca de informações entre um aplicativo que faz automação de marketing digital, para um CRM, como o Nectar.

Você sabia que a Nectar possui uma API? Caso não, vou deixar no final do artigo os links para que tenha acesso a nossa documentação completa.

Vantagens do API

Começando pelas empresas desenvolvedoras de Softwares, a API pode aumentar suas parcerias de uma forma incrível, ainda mais quando o cliente que consome seu produto depende de outros serviços e produtos para rodar seu fluxo.

Imagina a seguinte situação, seu cliente em algum momento te questiona sobre o seu aplicativo, e te pergunta se ele troca informações com outras aplicações de segmentos diferentes.

Você poderá pontuar que existe a possibilidade de desenvolver essa ponte de comunicação, assim abrindo as portas para aumentar sua relação com seu cliente que já concluiu um negócio, ou até mesmo atrair a atenção dos clientes da empresa a qual fez essa parceria.

Agora imagina, seus clientes espalhando por aí que seu produto conversa com outros? Ou vise-versa. Seria ótimo, não é? Ainda mais falando do atual momento que a o mercado de tecnologia está vivendo, como: a automação industrial 4.0 e a internet das coisas.

E mesmo que sua empresa nunca tenha ouvido falar sobre o aplicativo da outra empresa, uma API bem documentada possibilita a comunicação com outro sistema externo, o que abre brechas para novas parcerias B2b e B2c, acarretando significativamente no aumento de lucro para sua empresa.

API dentro de um processo comercial.

Esse recurso, hoje, é bastante utilizado, não só por profissionais de departamentos relacionados a TI.

Por exemplo: hoje para criação de campanhas de marketing digital, esse valioso departamento utiliza esse recurso para buscar informações valiosas dentro do próprio banco de dados interno da empresa, ou de outras fontes externas, como as redes sociais, que é uma mina de informações preciosas criar suas campanhas de publicidade.

E o interessante é que assim aumenta a possibilidade de criar conteúdos mais precisos e alcançar o público com maior fit, o que é crucial para o engajamento e fechamento de novas vendas para todo o time comercial.

E no time de vendas, da pra incluir a API no processo deles?

A resposta é: Sim!

E como eu disse anteriormente, A API faz a ponte entre duas ou mais aplicações, então, como o exemplo que dei no início do artigo, dá para continuar comunicação entre as plataformas.

Em exemplo, a troca de dados começou entre uma aplicação de marketing com um CRM, posteriormente, também é possível colocar uma ponte para outro sistema,como as planilhas de business intelligence (BI) conhecido como, “Inteligência empresarial”, que auxilia muito na criação e análise de KPI’s, que, se aplicados corretamente, ajuda qualquer gestor nas suas tomadas de decisões para mudanças de estratégia comercial.

Quem pode manipular dados por API?

Agora para finalizar, vou falar sobre algo muito importante em relação às APi’s, que já foi mencionado anteriormente aqui nesse artigo, necessariamente, não é preciso ser um especialista em TI para conseguir manipular dados por API.

Qualquer pessoa que tenha uma curiosidade em aprender algo novo, pode buscar documentação de Api’s de aplicações que as utilizam. Como existem padrões e regras bem definidas para operar dados por esse ambiente, basta que a pessoa busque entender essas combinações e se familiarize com elas.

De todo modo, finalizo por aqui, entretanto, caso tenha qualquer dúvida sobre como operar uma API, ou queria ter um melhor entendimento sobre o assunto, sigo à total disposição, juntos conversamos mais sobre esse tema que segue em ascensão no atual mercado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: