Oct
09

Como criar uma FAQ atrativa e aumentar suas vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Hi Platform
08 de outubro de 2019 - 17:02

Como-criar-uma-FAQ-atrativa-e-aumentar-suas-vendas-televendas-cobranca

Uma FAQ atrativa é fundamental para fortalecer o relacionamento com seus clientes e desafogar a equipe de atendimento, pois ela serve para fornecer orientação aos consumidores sem a necessidade de um contato direto com a equipe de atendimento​.

É provável que você já tenha percebido que as dúvidas de seus clientes são, na maioria das vezes, as mesmas. Questões sobre a política de trocas, formas de pagamento e métodos de entrega são apenas alguns exemplos e, a melhor maneira de lidar com elas, é montando uma FAQ atrativa!

Se sua equipe de atendimento está sobrecarregada, então, este post é para você! Aqui, vamos falar sobre o que é uma FAQ, qual a sua importância e, ainda, daremos algumas dicas de como elaborar uma FAQ atrativa para o seu negócio. Confira!

O que é FAQ?

Essa sigla vem do inglês Frequently Asked Questions, e que significa “perguntas mais frequentes” e representa uma documentação fundamental para manter um relacionamento sadio entre a empresa e seus clientes.

Nele, estão presentes as dúvidas mais comuns relacionadas aos seus produtos ou serviços e servem para fornecer orientação aos consumidores sem a necessidade de um contato direto com a equipe de atendimento, ou mesmo de vendas.

Qual a sua importância para a empresa?

Você já parou para analisar quanto tempo sua equipe poderia economizar se não tivesse que atender a diversos telefonemas, ou responder e-mails, com dúvidas que poderiam ser sanadas com a existência de uma FAQ? Pois é!

Sua existência é fundamental para todas as empresas que buscam fortalecer o relacionamento com seus clientes, economizar tempo e recursos e, ainda, escalar o atendimento, ficando com mais tempo para focar em atividades que, realmente, precisam de um acompanhamento mais próximo.

Como criar uma FAQ atrativa?

Para montar uma FAQ atrativa, não é preciso muito. Tudo o que você precisa é de um pouco de estudo, uma boa redação e o domínio da língua portuguesa. Apesar de ser algo simples, existem mais alguns pontos que precisam de sua atenção.

Ouça as dúvidas de seus clientes

O primeiro passo é ouvir quais são as dúvidas de seus clientes e listá-las. Parece ser algo simples, mas é preciso analisar com cuidado para separar o que é relevante e o que não é, a fim de suprir essa necessidade de informação.

Após avaliar as perguntas, é preciso separar aquelas com o maior número de recorrência e organizá-las por assunto. Desse modo, você facilitará a utilização do usuário, afinal, uma FAQ tem por objetivo simplificar e agilizar o atendimento.

Seja direto nas respostas

Apesar de algumas questões necessitarem de um certo grau de aprofundamento, é essencial manter as respostas o mais claras e diretas possível. Ao acessar uma FAQ, o consumidor precisa sanar suas dúvidas, e não ficar ainda mais confuso.

Realize atualizações periódicas

O perfil de seus clientes está em constante mudança, logo, novas dúvidas podem surgir e, por essa razão, é preciso atualizar periodicamente a sua FAQ, a fim de mantê-la relevante e com as informações que realmente interessam.

Mas se você está pensando que uma FAQ atrativa terá impactos positivos somente no pós-venda, você está muito enganado! Se for bem elaborada, ela poderá aumentar os seus resultados de vendas, pois ao ter as informações de maneira acessível, o cliente se sentirá mais seguro para realizar uma compra.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: