Por: Douglas Silva
Essa é uma pergunta clássica quando a questão é melhorar vendas. Como vender mais? Como melhorar o que muitas vezes já está bom? É nessas horas que torna-se preciso recorrer a métodos que podem auxiliar nessa missão, e um deles é o método 5S.
Então se você quer saber como esse método pode melhorar o desempenho de vendas, tanto da sua empresa, ou até mesmo se for um vendedor independente, continue lendo e suas dúvidas serão esclarecidas.
O que é o método 5S?
O 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e a aumentar a produtividade e a qualidade total de uma organização, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.
Torna-se fácil a partir disso perceber como a utilização do Programa 5S certamente influência nas vendas, assim como nos resultados obtidos em um período determinado para análise.
Por ser um método de aplicação simples e que obtém bons resultados, ele é amplamente utilizado dentro de metodologias de melhoria contínua, como a metodologia Seis Sigma e o Lean Manufacturing.
Mas para deixar tudo isso bem claro, vamos falar de cada um dos 5 sensos e mostrar como cada um deles pode ajudar a aumentar suas vendas!
Seiri – Senso de Utilização
É a prática de verificar todas as ferramentas e materiais de trabalho e manter somente os itens essenciais para a função que está sendo realizada. Todo o restante é guardado ou descartado.
E como isso influencia no número de vendas de uma empresa? A resposta é simples! Se quer aumentar suas vendas, saiba identificar o que é importante ou não para sua produtividade.
Ações como não deixar estoques além do necessário e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados geram benefícios como facilidade nas informações, otimização do tempo e aumento da produtividade.
Seiton – Senso de Organização
A organização, neste sentido, refere-se ao posicionamento inteligente de tudo aquilo que você for utilizar enquanto trabalha. Assim, você terá sempre perto o que precisa para realizar o trabalho.
Dentro do conceito de produção enxuta, esse senso é fundamental para reduzir um dos 8 desperdícios Lean mais famosos: o desperdício de movimento. Mas como ele se aplica dentro do setor de vendas?
Uma aplicação simples é ter os dados dos compradores organizados de forma fácil de se encontrar, seja do modo antigo, através de pastas e papéis, ou do modo moderno, através da organização de planilhas no próprio computador.
E adivinha? É exatamente isso que o Agendor permite que você faça de forma rápida e prática, otimizando seu tempo e elevando sua produtividade.
Além disso, utilizando o MS Project você pode montar um cronograma de compras, evitando compras desnecessárias e acúmulo de estoque.
Seiso – Senso de Limpeza
É a necessidade de manter o espaço de trabalho o mais limpo possível. Ao fim de cada dia, deve-se limpar o ambiente e recolocar os objetos em seus devidos lugares, tornando fácil identificar onde estão os objetos essenciais para utilização.
A aplicação desse senso se dá visando manter o ambiente limpo, eliminar causas de sujeiras e manter equipamentos e ferramentas sempre na melhor condição de uso.
Isso melhora o bem estar quanto à saúde física e mental no dia a dia dentro da empresa, ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos e também melhorar o visual do local de trabalho.
E isso certamente implica de forma direta na produtividade dos vendedores, afinal, ninguém gosta de trabalhar num ambiente sujo, não é mesmo?
Seiketsu – Senso de saúde
Também conhecido como senso de padronização, é o estabelecimento do conjunto de normas que deve ser cumprido por todos a fim de evitar erros e promover a higiene do corpo e da mente, preservando também o meio em que se vive.
Aqui a ideia é padronizar os processos e manter a saúde de todos os colaboradores em alta, para que as vendas não sejam impactadas negativamente por um erro ou pela falta de um ou mais vendedores devido a problemas de saúde.
Além disso, ao promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, você melhora a satisfação dos vendedores, o que certamente fará com que sejam mais produtivos em suas tarefas.
Shitsuke – Senso de Autodisciplina
É aquele que tem como objetivo garantir o bom funcionamento de todos os “S” descritos. É através da autodisciplina que será possível manter o cumprimento das novas práticas adotadas.
Ele sugere o comprometimento de todos, educação, paciência e responsabilidade por parte de todos os integrantes da equipe. Assim como os outros sensos, ele serve tanto para melhorar as vendas de uma equipe quanto de forma individual, afinal, autodisciplina é ainda mais importante quando se trabalhar por conta própria.
Com a aplicação desse senso, ocorre uma melhoria contínua da empresa e dos funcionários, além de ser cultivado bons hábitos dentro da organização.
Produtividade é o segredo do método 5s
Como você pôde ver, o programa 5s é fundamental para aumentar a produtividade dos vendedores de uma empresa. Afinal, você consegue otimizar o tempo disponível da sua equipe, conseguindo realizar mais ações num menor intervalo de tempo.
E quando se fala de vendas, tempo literalmente é dinheiro, pois se você consegue converter um tempo perdido procurando uma informação em uma venda, certamente o faturamento no final do mês irá subir.
Então comente aí, sua empresa aplica o 5S? Ficou alguma dúvida com relação a esse programa de qualidade?
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