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18 de junho de 2019 - 17:03

Diagnostico-25-perguntas-6-planilhas-e-10-livros-para-aumentar-vendas-televendas-cobranca

Por: Fernanda Balieiro

Saber como aumentar as vendas não é fácil. Mas e se você tivesse uma planilha com tudo que precisa saber?

No dia a dia da gestão de equipes ou na liderança de seu negócio, nem sempre é fácil ter um tempo para respirar, ter uma visão do todo e determinar ações de como aumentar as vendas.

Pensando nisso, criamos uma planilha com 25 perguntas para diagnosticar seu negócio e o desempenho das vendas em 6 áreas diferentes, seguidas de sugestão práticas de como resolver cada problema:

- Mapeamento do cliente ideal

- Geração de oportunidades

- Processo de vendas

- Gestão da equipe de vendas

- Perfil do head de vendas

- Software para gestão comercial

Como aumentar vendas: as 6 áreas que precisam ser melhoradas

Depois de baixar a planilha, você verá que ela está dividida e 7 abas, uma inicial com o gráfico que mede o resultado de sua análise em cada uma das 6 áreas, e as outras 6 abas, com o questionário a ser respondido por área para fazer o diagnóstico, mais as sugestões de solução.

Veja, a seguir, um pouco mais sobre cada uma dessas áreas:

1. Mapeamento do cliente ideal

A primeira coisa que se deve fazer em qualquer empresa é definir seu público-alvo e criar uma persona, para se poder entender quais clientes buscar e quais deixar de lado.

Confira alguns artigos que poderão ajudá-lo nesta fase do processo de aumento de vendas:

Persona: o que é e como irá ajudar no seu processo de vendas

8 técnicas de como captar novos clientes: supere esse desafio!

Gestão da carteira de clientes: 8 dicas para empreendedores

2. Geração de oportunidades

Para gerar oportunidades, é preciso saber aonde se quer chegar. Por isso, sem um modelo de negócios bem estruturado, um plano de comunicação e de vendas, será difícil gerar oportunidades.

Técnicas de SEO e nutrição de leads, uma boa argumentação dos vendedores e uma negociação eficaz podem, podem fazer as oportunidades se tornarem realidade.

3. Processo de vendas

Para se ter o processo de vendas sob controle é essencial conhecer a jornada do cliente, definir um funil de vendas adequado, conhecer técnicas de fechamento de vendas para conquistar clientes, fidelizá-los e depois medir sua satisfação.

4. Gestão da equipe de vendas

O gerenciamento da equipe comercial adequadamente é um dos segredos de como aumentar as vendas. Com ajuda de softwares será possível desempenhar esta tarefa com mais facilidade. Mas é preciso não se esquecer de outros detalhes, como saber avaliar seus funcionários, motivá-los e capacitá-los.

5. Perfil do Head de vendas

O líder é o exemplo que deve ser seguido, por isso, seu perfil deve set bastante adequado para o cargo.

A inteligência emocional no trato com a equipe, técnicas e estilos de liderança, saber perceber se os colaboradores estão motivados e satisfeitos, e passar um feedback correto, para eles possam alinhar seus comportamentos ou corrigir eventuais falhas, são competências fundamentais para um líder que quer descobrir como aumentar as vendas.

6. Software para gestão comercial

A tecnologia sempre será uma aliada dos profissionais que buscam como aumentar vendas. Por isso, um software de gestão comercial que tenha o histórico das vendas e do relacionamento com os clientes, disparo de alertas de follow-ups e permita um bom acompanhamento do pipeline de vendas, será de grande auxílio na busca de resultados.

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