Por: Douglas Silva
Você é responsável pela gestão de equipes externas na sua empresa?
Dependendo do segmento que a empresa trabalha, o ticket médio e até o nível de especificidade das vendas, uma equipe de campo se torna essencial para a operação comercial.
No entanto, o gestor comercial de equipes externas pode se deparar com alguns desafios que surgem quando a maior parte do contato com os vendedores não é feita cara a cara.
Tarefas que seriam de praxe em uma operação de inside sales podem ser desafiadoras na gestão de equipes externas.
Alguns exemplos desses tipos de tarefas são o acompanhamento da rotina do vendedor, mensuração da resultados de cada um e supervisão das atividades realizada pelo time externo. Afinal, o contato entre gestor e vendedor é feito de forma remota na maior parte das vezes.
Avanços tecnológicos (como o desenvolvimento de aplicativos e softwares para controle da rotina de vendas) têm surgido visando cada vez mais visando o universo de vendas.
Ainda que as vendas internas adotem com mais frequência o uso dessas ferramentas, elas também trazem muitos benefícios para a gestão de equipes externas.
Entenda o porquê:
Desafios da venda externa
Dificuldade no acompanhamento das atividades de cada vendedor
Imagine esse cenário: o dia começou e a equipe de vendas externas já partiu para as visitas e reuniões previstas.
Ao final do dia, o gestor precisa ficar contactando cada um dos vendedores para coletar as informações de cada reunião e negociação. Esses dados são passados por telefone, relatórios feitos à mão ou em excel, e até mesmo mensagens de texto.
Dessa forma, o gestor pode encontrar dificuldades para acompanhar se os vendedores estão fazendo as visitas de acordo com o planejado.
Além disso, o gestor não consegue saber se o vendedor está sendo capaz de cumprir a rota como determinado, ou se está fazendo o melhor uso do seu tempo em campo.
Ruídos na comunicação da equipe
Mesmo com o uso de apps utilizados para agilizar a comunicação (como o WhatsApp, por exemplo), a troca de informações entre vendedor e gestor pode ficar comprometida.
Isso porque o vendedor nem sempre tem tempo para detalhar cada visita ao gestor no momento em que finaliza a reunião. Nesse caso, os dados se perdem ou chegam incompletos ao gestor.
Principalmente em equipes grandes, todo o volume de informações, somado a uma falta de padronização na maneira como esse report é feito, pode dificultar uma comunicação clara.
Roteiro de visitas mal planejado
A rotina de um time externo de vendas consiste, muitas vezes, em visitas e reuniões realizadas em diferentes endereços ao longo do dia.
Quando essa equipe recebe um roteiro de visitas mal planejado, há perda de tempo e produtividade nas atividades, pois o vendedor pode ficar preso no trânsito ou até perdido em alguma área da cidade que não conheça bem.
Dificuldade para alinhar a operação
Tendo cada vendedor em um local, fica mais difícil para o gestor conseguir alinhar o discurso para falar com o cliente, por exemplo, ou garantir que o que foi passado à equipe se cumpra.
E não só isso: com a urgência de fechar negócios e trazer resultados, muitas vezes a equipe de campo é enviada aos clientes sem um planejamento prévio, tornando o cronograma desorganizado e incoerente.
Tecnologia a serviço da gestão
Com a crescente demanda por otimização da operação comercial e uma comunicação mais assertiva entre gestor e vendedor, a utilização da tecnologia vem sendo cada vez mais necessária.
Pensando na operação da equipe de campo, gestores podem dispor de uma série de ferramentas web que contam com aplicativos. O Agendor é um exemplo desse tipo de ferramenta.
Com softwares voltados para a gestão de vendas, todas as informações necessárias ficam concentradas em um só lugar, visíveis para vendedor e gestor, alinhando melhor todo o processo das vendas e avaliação de resultados.
Com essas ferramentas, o gestor pode:
- Ficar a par do que foi conversado e acordado nas reuniões entre vendedores e clientes;
- Se informar sobre os clientes visitados por cada vendedor;
- Monitorar o time de vendas em tempo real;
- Entre outros.
Com o uso do aplicativo no próprio celular, o vendedor é capaz de alimentar as informações mesmo estando fora da empresa, mantendo o gestor informado.
O gestor, por sua vez, pode enviar lembretes de tarefas ao vendedor, fazer comentários a respeito de uma negociação e garantir que o vendedor esteja ciente de tudo o que deve ser feito.
Facilitador da gestão comercial
Mesmo que ainda existem desafios a serem solucionados na gestão de equipes externas, a tecnologia vem ajudando a reduzir a distância entre gestor e vendedor.
Com softwares e apps disponíveis no mercado para monitorar o processo comercial, o gestor é capaz de acompanhar o vendedor mais de perto e, assim, alinhar as ações da equipe de maneira mais efetiva.
Além disso, é possível trocar informações com a equipe de vendas com mais facilidade, avisar sobre possíveis mudanças de rota nas visitas aos clientes e acessar os resultados de negociações com um clique.
Lembrando que, antes de tudo, a operação comercial deve estar bem estruturada e alinhada com time de vendas. O uso de ferramentas web otimizam o processo, mas a sozinhas podem não trazer resultados efetivos se o processo comercial não estiver claro para gestor e vendedor.
Dessa forma, a tecnologia vem como um facilitador do processo, capaz de otimizar a gestão de equipes externas, trazer insights valiosos e mais resultados ao time.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.