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10 de outubro de 2022 - 17:03

O-que-maslow-e-o-golden-circle-nos-dizem-sobre-a-employee-experience-televendas-cobranca-3

Todo gestor, em algum momento da sua carreira, provavelmente já precisou lidar com algum colaborador que não estava com um bom desempenho ou uma equipe extremamente desmotivada, com o mindset desalinhado com o do negócio. Mas qual é a causa disso? Vamos falar melhor sobre employee experience a seguir.

Olá pessoal, meu nome é Élio Neto, trabalho na Hi Academy, o braço direito educacional da Hi, e hoje trago uma reflexão sobre a experiência do seu funcionário na sua empresa.

Employee Experience, ou experiência do colaborador, é um assunto muito importante, não apenas quando um problema surge, mas também no dia a dia, sobre a empresa valorizar o seu funcionário e dar assistência diante de fatores internos e externos ao ambiente de trabalho.

Na imagem acima, vemos todas as classificações que englobam as necessidades humanas, desde as gerais (que todos possuem) como a fisiológica e de segurança, quanto as específicas (que variam de pessoa para pessoa).

Embora todas as necessidades de cada pessoa sejam diversas e singulares, é possível estimular cada uma delas de maneira eficiente.

Pessoas com necessidade de autorrealização, por exemplo, se estão desmotivadas, basta dar mais liberdade para ela exercer suas atividades profissionais, estimular a busca por conhecimento ou elogiar o seu bom trabalho.

Já as necessidades sociais são facilmente supridas por meio do senso de pertencimento, por meio de temáticas como oferecer folga para passar mais tempo com a família, reuniões informais para intensificar o relacionamento interpessoal de cada colaborador e criar conexões mais duradouras entre o time, dentre outras ações sociais que podem suprir essas necessidades.

Essa metodologia é muito utilizada como uma solução eficaz para o alinhamento com o propósito da empresa.

Todos sabem o que você vende e como você vende, mas por que você vende? O desalinhamento com o propósito pode ser resolvido fazendo com que o propósito da empresa abrace os seus colaboradores.

Imagine o exemplo: você é um novo estagiário numa empresa do ramo cafeeiro sustentável e, de repente, em seu primeiro dia de trabalho, você é levado para uma sala com outras quatro pessoas que compõem seu time. Momentos depois, seu líder surge na sala e começa a apresentar a sua empresa e produtos/serviços que ela vende: “Vendemos um café com um sabor diferente, você pode nos encontrar no mercado mais próximo.” Legal, mas cadê o propósito da empresa? Ele ficou no ar.

Mas agora, imagine se essa conversa começasse com: “Nosso compromisso é trazer para você um café cultivado de maneira honesta, responsável e que respeite o nosso meio ambiente, oferecendo uma experiência de degustação inesquecível a cada gole; você pode encontrar nossos produtos no mercado mais próximo de você.” Percebe a diferença? Começar pelo propósito muda toda a visão (WHY no Golden Circle)

E, de fato, essa é uma metodologia muito aplicada para captar novos clientes, mas também pode ser utilizada para educar seus colaboradores, afinal seus funcionários também precisam comprar o porquê de você vender o que sua empresa oferece.

O universo do Employee Experience é muito grande. O que foi abordado aqui é só uma pontinha do iceberg. Existem ainda muitos outros pontos que precisamos debater, como o ambiente de trabalho, clima organizacional, liderança transformadora e etc. Quem sabe algum destes não será um dos próximos temas aqui no nosso blog? Fique ligado!

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