Oct
27
26 de outubro de 2016 - 18:07

O-que-tem-o-vendedor-ideal-para-a-abordagem-de-venda-consultiva-televendas-cobranca

Por: Mauricio Vergani

Veja respostas para duas perguntas que te permitirão adotar a venda consultiva na sua empresa.

Nos últimos tempos tenho feito várias mentorias sobre o tema de vendas. Uma das perguntas recorrentes em quase todas, é: “Qual o perfil ideal de vendedor para o meu tipo de negócio?”. À medida que a conversa corre, quase sempre acabamos falando sobre a venda consultiva. Afinal, como usar esta abordagem para fazer mais negócios?

Vou tentar aqui juntar a resposta para estas duas questões. Acredito que assim poderemos ver a venda consultiva sob um outro ponto de vista.

Normalmente, um empreendimento começa com o empreendedor fazendo, além de outros papeis, o papel do “vendedor”. E invariavelmente o empreendedor tem bastante sucesso em suas vendas, até que o negócio cresce e começa a faltar tempo para novas vendas. É nesta hora, quando se começa a pensar em como estruturar a área de vendas, que vem a primeira pergunta.

Qual o vendedor ideal para o meu negócio?

A resposta me parece óbvia… o empreendedor, quando assume o papel de vendedor, tem um profundo conhecimento do produto ou serviço que está vendendo, tem uma grande paixão pelo que faz e sabe o principal: exatamente como seu produto ou serviço vai ajudar a criar valor para seu cliente. Então o vendedor ideal deve ser um “clone” do empreendedor. Alguém parecido com ele, com alto comprometimento e visão estratégica.

Identificado e selecionado alguém com este perfil, o primeiro passo está dado. Neste ponto, vamos à segunda pergunta.

Como adotar o conceito de venda consultiva e usar esta abordagem para fazer mais negócios?

A metodologia chamada de Venda Consultiva foi criada unindo a atividade de vender algum produto ou serviço para alguém e, ao mesmo tempo, ser um consultor – alguém que tem mais conhecimento sobre determinado assunto e, em decorrência disso, ajuda o outro a resolver um problema ou a aperfeiçoar uma atividade ou processo.

O VENDEDOR CONSULTIVO CONHECE MUITO BEM O SEU PRODUTO OU SERVIÇO E AS NECESSIDADES DO CLIENTE, PARA CONSEGUIR ENRIQUECER SUAS ATIVIDADES.

Uma conclusão evidente é que o vendedor precisa conhecer também como as coisas funcionam naquela empresa, quais os objetivos e os desafios para alcançá-los. Juntando o conhecimento de seus produtos e serviços ao conhecimento que tem dos desafios de seu cliente, o ajuda, como um consultor, a encontrar a solução.

Vocês percebem que esta atitude consultiva do vendedor se parece muito com a forma como o empreendedor atua quando no papel de vendedor? Por isso seu vendedor ideal precisa ter o perfil empreendedor, alguém disposto a correr riscos, suportar frustrações e sempre acreditar que pode fazer. O vendedor ideal precisa conhecer profundamente aquilo que vende. Ser um expert e acreditar nas potencialidades e benefícios que pode oferecer. O vendedor ideal precisa estar capacitado para entender o negócio do cliente, quais seus objetivos e desafios e como seus processos acontecem. E finalmente, a pessoal que realiza a venda consultiva precisa conseguir fazer conexões, usando sua capacidade empreendedora para realizar mudanças em seus clientes através dos produtos e serviços que dispõe.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: