Implantar a cobrança recorrente em seu negócio poderá mudar seu direcionamento e potencializar suas vendas
Potencializar as vendas é uma das metas mais importantes de qualquer empresa. Para conseguir esse resultado, muitas boas práticas devem ser assumidas como modus operandi da organização. Uma delas é a cobrança recorrente.
Neste post você poderá conferir todos os detalhes sobre essa modalidade de cobrança e, principalmente, entender como você pode melhorar seus resultados e vendas com esse método.
Se é seu desejo melhorar seus resultados com vendas, você chegou ao conteúdo certo! Fique até o final e saiba como transformar suas vendas com a cobrança recorrente.
O que é a cobrança recorrente?
A cobrança recorrente é uma forma de pagamento que se renova de tempos em tempos. como ocorre em academias, por exemplo. Nesse modelo, o cliente participa das atividades na academia e a mensalidade é cobrada mensalmente de forma automática.
De forma geral, no entanto, a recorrência se adapta ao produto, à empresa e ao cliente. O tempo entre uma cobrança e outra, portanto, é bastante variável, sendo que os casos mais frequentes são os planos mensais, trimestrais, semanais, quinzenais e, em alguns casos, anuais.
Esse formato tem ganhado cada vez mais protagonismo nos principais serviços utilizados em nosso dia a dia, porque oferece um nível maior de comodidade para o cliente e previsibilidade da empresa, que passa a não ser mais vítima da inadimplência.
A recorrência destaca-se, ainda, pela simplicidade e praticidade de implementação, sobretudo devido aos avançados e cada vez mais tecnológicos sistemas de cobrança recorrente.
Por que usar a cobrança recorrente?
Talvez você já tenha uma modalidade de cobrança implementada. A pergunta que pode surgir é: por que utilizar a cobrança recorrente? Para responder essa pergunta e te ajudar em sua decisão, nós separamos algumas das principais razões pelas quais a cobrança recorrente é importante para seu negócio. Confira:
Mais oportunidades de negócio
A recorrência amplia as oportunidades de negócio porque consegue oferecer mais opções de pagamento para o cliente. Muitos deixam de comprar ou assinar algum serviço pela falta de algum método de pagamento em específico. Na recorrência, ele consegue personalizar essa forma de pagar.
Não compromete o cartão de crédito
Quem nunca passou pela experiência de querer comprar um curso, assinar um serviço ou adquirir um produto e, por causa da falta de limite no cartão de crédito, ter sido obrigado a desistir da transação? Isso é mais comum do que se imagina. Dentro do processo de decisão de compra, muitas vendas deixam de acontecer por causa do cartão de crédito.
A cobrança recorrente não compromete o limite do cartão, facilitando o processo de compra. Além disso, caso o cliente não tenha nenhum limite ou não use cartão de crédito, a recorrência permite o pagamento através de boletos, por exemplo.
Previsibilidade de receita
Outra vantagem da cobrança recorrente é uma maior previsibilidade de receita. Contar com outras formas de pagamento acaba por gerar uma maior inadimplência, impedindo que haja uma previsão assertiva a respeito do dinheiro em caixa, comprometendo a gestão financeira.
Já com a cobrança recorrente, a empresa terá uma previsibilidade de receita com as vendas, já que a cobrança costuma ser feita de forma automática diretamente no cartão de crédito.
Depois da primeira autorização do cliente, todos os demais pagamentos serão feitos sem a necessidade do cliente sinalizar ou cadastrar os dados novamente.
Menos inadimplência
Por meio das cobranças automáticas, a inadimplência acaba diminuindo drasticamente, já que o pagamento não dependerá de altos limites no cartão de crédito ou, até mesmo, da memória do cliente.
Parte da inadimplência acontece não apenas devido à falta de dinheiro ou vontade de pagar, mas por esquecimento. A recorrência cobra automaticamente, superando essas dificuldades.
Recuperação de faturamento mal-sucedido
Em muitas transações, principalmente online, pode acontecer do cartão não passar. Caso a cobrança recorrente não esteja sendo utilizada, provavelmente, nesses casos, a compra seria cancelada.
Mas com a cobrança recorrente é diferente: pagamentos negados são submetidos a uma nova tentativa. Independentemente se ocorreu um problema com o limite ou uma falha temporária com a operadora do cartão, a cobrança será feita com sucesso em uma tentativa futura.
Total segurança
Por fim, vale destacar que as cobranças recorrentes são seguras. Geralmente, sistemas de cobrança recorrente contam com sistemas de criptografia, impedindo o acesso e roubos de dados, entregando um maior nível de segurança.
Como funciona a cobrança recorrente
O funcionamento da cobrança recorrente é bem simples. Basta que o cliente contrate um serviço ou compre um produto e cadastre o cartão de crédito no sistema de recorrência. Dessa forma, o valor da mensalidade (ou anuidade, semestralidade e etc.) será descontado no dia combinado, diretamente na fatura do cartão de crédito.
Na prática, imagine que o plano anual de uma academia custe R$ 1.080. Se o cliente optar pela cobrança recorrente, ele poderá pagar um valor recorrente de R$ 90, sem que haja um grande comprometimento do limite do cartão.
Para conseguir isso, a empresa precisa de um sistema de pagamento que dê suporte à recorrência e a cartões de crédito de diversas bandeiras, além de contar com um forte sistema de segurança, de modo a armazenar com segurança os dados do comprador.
7 serviços que usam a cobrança recorrente
A cobrança recorrente está mais presente na sua vida do que você imagina. Integrá-lo ao seu sistema de vendas é uma boa opção, tanto que grandes serviços já o fizeram há algum tempo.
Conheça, a seguir, sete serviços que usam a cobrança recorrente.
1. Netflix
A Netflix é o primeiro serviço que nos serve de exemplo. Com planos flexíveis e personalizados para diversas finalidades, o maior streaming do mundo utiliza o sistema de cobrança recorrente com seus clientes, de modo a descontar o valor da mensalidade diretamente na fatura do cartão.
2. Spotify
Os amantes de música com certeza já receberam uma cobrança recorrente do Spotify. Também com planos personalizáveis, a plataforma de músicas optou por um sistema automático de cobrança, evitando assim a inadimplências.
3. Lumine TV
A plataforma de filmes clássicos Lumine TV também utiliza o sistema recorrente, com renovação automática mensal e pagamento no cartão de crédito.
4. iFood
O iFood é um bom exemplo para entendermos o funcionamento das formas de cobrança e pagamento. Embora seu principal foco esteja no gasto sob demanda e, portanto, não-recorrente, o aplicativo também conta com o Ifood Assinatura, que conta com planos de assinatura que entregam benefícios exclusivos para os participantes.
5. TAG Experiências Literárias
Para aqueles que adoram livros, os clubes de leitura têm se multiplicado nos últimos anos e também têm utilizado bastante os pagamentos recorrentes, justamente porque esse modelo de negócio exige essa frequência. Por isso, a TAG Experiências Literárias adotou modelo de cobrança recorrente em sua estratégia de vendas.
6. BeautyBox
No setor de beleza, a cobrança recorrente também tem se mostrado muito eficiente. É por isso que a Sweet Eco Box adotou esse modelo para realizar o faturamento do seu clube de assinaturas.
7. Amazon Prime
Por fim, vale a pena destacar a Amazon Prime, que também utiliza a cobrança recorrente como forma de pagamento do seu sistema de assinaturas que dá frete grátis em algumas compras e outros serviços da marca.
Vantagens de um sistema de cobrança recorrente
Um sistema de cobrança recorrente é essencial para conseguir gerenciar os pagamentos e liberar os produtos e serviços para consumo do cliente. Fazer uma gestão manual da recorrência é uma tarefa verdadeiramente impossível.
Conheça, a seguir, algumas das vantagens de um sistema de cobrança recorrente, como o Galax Pay:
Integração com as operadoras de cartão
Um sistema de cobrança recorrente conta com integração direta junto às operadoras de cartão de crédito, facilitando o pagamento para a maior quantidade possível de clientes.
Disponibilização de links de pagamento
Além disso, tais sistemas oferecem a disponibilização de links de pagamento que podem ser enviados por diversos canais, dando ao cliente maior facilidade na hora de pagar, evitando inadimplência.
Gestão de clientes e cobranças
Dependendo do sistema escolhido, alguns oferecerão dashboards com relatórios e resumos da situação de cada cliente. É o caso, por exemplo, do Galax Pay, que entrega relatórios personalizados que ajudam a visualizar em tempo real a realidade do que acontece em seu negócio com poucos cliques.
Automatização de cobranças
Sistemas de cobrança recorrente também oferecem a automatização de cobranças. Isso significa que você não precisará gastar seu tempo cobrando seu cliente. O sistema fará isso por você.
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