Sep
26

5 dicas para convencer o cliente indeciso!

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Piattino
25 de setembro de 2019 - 17:04

5-dicas-para-convencer-o-cliente-indeciso-televendas-cobranca-1

São muitas as dicas para convencer o cliente indeciso a comprar e hoje vamos ver 5 delas.

A definição da palavra indecisão é: um estado emocional de aflição, em que uma pessoa não consegue escolher dentre as opções que estão disponíveis para ela. Ou seja, se o seu cliente está indeciso, cabe a você, vendedor, reforçar que a escolha dele é positiva.

O cliente indeciso precisa de ter argumentos sólidos, pois ele tem que se certificar de que o produto que escolhido vai atender às suas necessidades.

Mas o que você faz quando recebe um sonoro “não” do seu cliente e a venda parece perdida? Você vai embora? Deixa para uma próxima oportunidade? Força mais um pouco para ver se o cliente fecha a compra? A resposta é: depende do cliente.

5 dicas para convencer o cliente indeciso

Para não perder oportunidade de vendas e ser convincente no momento da decisão, confira algumas dicas para convencer o cliente que vão te ajudar a fechar o negócio.

Respeite o processo da venda

Para uma venda bem-sucedida, é preciso respeitar as 7 etapas do processo de vendas:

- Planejamento e preparação.

- Abordagem — que é a criação do diálogo de vendas.

- Levantamento de informações para conhecer as necessidades do cliente.

- Apresentação de valor (características x benefícios).

- Objeção e negociação.

- Pós-venda.

Respeitar a ordem do processo de venda já é uma excelente maneira de convencer o cliente indeciso. Se o vendedor fez a abordagem correta, identificou o que o cliente precisa e mostrou as características do produto fazendo a relação custo x benefício, ele dificilmente terá alguma objeção sobre o produto ou serviço.

Ouça o que seu cliente tem a dizer

O vendedor precisa saber falar menos e ouvir mais. É ouvindo que as oportunidades aparecem. Aprenda com esse exemplo: Mateus deseja trocar seu automóvel e foi a uma concessionária para pesquisar mais sobre o carro que quer comprar. O vendedor o aborda e Mateus conta que gostaria de um carro esportivo, mas está em dúvida quanto à escolha.

Enquanto eles conversam, Mateus comenta que tem dois filhos e que sua esposa planeja de mais um no ano que vem. O vendedor, sem prestar atenção aos detalhes, continuou mostrando ao Mateus os carros esportivos que ele tanto deseja comprar. Após uma hora de demonstração, Mateus pede um cartão ao vendedor e nunca mais volta à concessionaria. Poucos dias depois, o vendedor vê Mateus com a sua nova minivan.

Entendeu o que ocorreu aqui? Para comportar a família que vai crescer, Mateus abriu mão do sonhado carro esportivo por um maior e mais prático, adequado ao seu contexto e aos seus planos para o futuro. Se o vendedor tivesse prestado mais atenção no momento da abordagem e levantamento de informações, poderia ter sugerido um veículo semelhante para Mateus e fechado a venda.

Nunca discuta com um cliente indeciso

É comum termos clientes que “sugam” o que podem dos vendedores e não estão nem aí para a relação de negócios. Eles acham que somente eles devem ganhar e que você deve agradecer a Deus por tê-lo como cliente. Nesse momento, é preciso ter bastante calma para não se irritar.

Você pode resolver esse problema se colocando no lugar dele. Diga a ele que compreende (não que concorda) a situação e questione se existe algum outro fator que impede a compra naquele momento. Assim, você descobrirá quais são as “desculpas” que ele tem e trabalhar em cima do que realmente o impede de fechar negócio. Caso a abordagem não seja feita dessa maneira, você acabará cedendo a pedidos que não cabem ao contexto da venda. Percebendo isso, a tendência é que esse tipo de cliente te aperte ainda mais. Então se lembre: nunca discuta com seu cliente, mantenha-se firme em sua argumentação.

Prepare-se para contornar objeções

O cliente que não deseja comprar um produto simplesmente dá as costas e sai de sua loja. O cliente indeciso, mas que deseja muito adquirir um produto ou serviço, faz objeções. É nesse momento que deve entrar em cena “a arte da venda”. Para o contorno de objeções ser bem-sucedido, o vendedor deve ter treinamento constante sobre técnicas de vendas, conhecer o produto que vende — o conhecimento técnico faz muita diferença nesse momento —, enfatizar o excelente pós-venda da empresa e agregar tudo isso à sua experiência como vendedor.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Joia, Maravilha seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer anuncios e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Muito sucesso pessoal

    Roberto Dias Santos em 03 de setembro de 2021 - 21:00

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: