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Microinfluenciadores digitais: por que sua empresa precisa deles?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Ideia de Marketing
26 de junho de 2018 - 18:07

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Por: Raiza Halfeld

Que a internet democratizou o acesso à informação todo mundo já sabe. No entanto, muitas empresas ainda não conseguem desfrutar de todos os benefícios que esse meio proporciona de forma estratégica.

As mídias sociais são, atualmente, o meio mais fácil de manter o relacionamento com o cliente. Elas se tornaram um importante canal de comunicação, marketing e vendas.

Hoje, muitas organizações, ao comercializar um produto ou serviço, optam por utilizar pessoas que sejam influentes no nicho de atuação correspondente a área em questão. Assim, nota-se a participação de figuras, que vão desde pessoas famosas até dos badalados youtubers, em campanhas na internet. São os chamados influenciadores digitais!

Porém, o que grande parte das empresas ainda não enxergam, é que existem outros grupos sendo formados próximos a elas, e que atuam, diretamente, na formação da opinião pública. São os microinfluenciadores digitais! Eles se caracterizam por serem indivíduos comuns, que possuem o hábito de escrever diariamente em suas mídias sociais, sobre determinado tema que possuem afinidade. Geralmente, eles possuem um número menor de seguidores se comparado a uma celebridade, por exemplo; porém, se destacam por ter um público fiel e por exercerem certa influência dentro da comunidade que atuam.

Mas, você deve estar se perguntando, se eles possuem poucos seguidores, porque então minha marca deve se associar a eles?

Pois bem, números não são tudo! Apesar deles exercerem uma importante função, no que diz respeito ao apelo de massa, nem sempre eles se convertem de forma positiva para o seu negócio.

Imagine uma empresa que atua no ramo de academias, por exemplo. Se ela resolver apostar em uma figura notória do mundo fitness para promover ainda mais a marca, certamente ela conquistará mais seguidores. No entanto, isso não quer dizer que terá maior engajamento. Muitas vezes ao fazer esse tipo de associação, você acaba atingindo um público amplo demais, fora da sua região de atuação.

Agora, se você associar sua marca a microinfluenciadores locais, que se destacam na sua cidade e região, esse envolvimento poderá ser melhor. Justamente por apresentarem seguidores fiéis e por terem um círculo de contatos restrito, o poder de persuasão dessas pessoas é muito maior.

Ao estabelecer esse tipo de parceria, sua empresa ganha em diversos aspectos. Economicamente falando, sai mais barato. Se você for associar sua marca a uma celebridade, terá que desembolsar alguns milhões para que ela faça um merchandising do seu produto/serviço. Agora, se você se associar a um microinfluenciador da sua região, essa troca poderá sair mais em conta. Primeiro que os dois estarão no mesmo nicho de atuação, segundo que ambos terão o mesmo objetivo, que é divulgar a imagem.

Mas, como identificar esses microinfluenciadores digitais?

Antes de qualquer coisa, é importante ficar atento a tudo que acontece ao seu redor.  Mas, existem algumas características que podem ajudar a identificar essas pessoas. Confira!

  • São pessoas que possuem muita afinidade com determinado tema e conversam sobre ele nas mídias sociais por mera paixão.
  • São formadores de opinião de um grupo restrito de pessoas.
  • São reconhecidos na região que atuam.
  • São autênticos e transmitem confiança.

E como fazer para encontrá-los?

Acompanhe as notícias: procure conhecer as pessoas que vem se destacando na sua cidade e região.

Busque por hashtags: se sua empresa é relacionada a produtos fitness, busque por hashtags que tenham a ver com isso. Ao realizar a pesquisa, você terá acesso a perfis que se interessam pelo mesmo tema que você.

Monitore perfis: após encontrar possíveis influenciadores, verifique a forma que eles se expressam e relacionam com o público. Dessa forma, você poderá identificar aqueles microinfluenciadores que valem a pena trazer como parceiro para sua empresa e os que não.

O verdadeiro poder de influência vem de pessoas da “vida real” que conseguem interagir, de fato, com o público ao redor, contribuindo para geração de valor e para o poder final de decisão de compra.

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