Aug
23

Ponha-se em frente do cliente para aumentar as vendas

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Venda Melhor
22 de agosto de 2017 - 18:03

Ponha-se-em-frente-ao-seu-cliente-para-aumentar-as-suas-vendas-televendas-cobranca

Fato 1: Vivemos num mundo onde cada vez mais as pessoas tem menos tempo para despender com reuniões.

Fato 2: Também reconheço que muitos gestores já não têm paciência e vontade de estar a receber vendedores.

Fato 3: Vejo, converso e conheço excelentes vendedores que por telefone conseguem fazer e bater todos os objetivos de vendas.

Agora o que é que estes factos está relacionado com o tema do artigo?

Simples, esta semana li num artigo o resultado de um estudo elaborado pela CSO Insights que analisou o grau de sucesso de fecho de negócios quando o vendedor vende só por telefone, versus quando ele consegue estar frente a frente com o cliente.

Foram analisados dois grupos distintos de vendedores:

  • O top 10% que são os melhores vendedores;
  • Os restantes 90% que vão lutando todos os dias para sobreviver;
  • Primeira análise feita foi que quando a venda é feita só por telefone, o resultado médio de sucesso global é de somente 35%, ou seja, 65% dos negócios são perdidos para a concorrência;

Segunda análise ainda no quesito de venda por telefone, o resultado separado por cada grupo é:

  • Top 10 consegue uma média de 41% de sucesso;
  • Restantes 90% consegue menos de 34% de sucesso;

Agora o estudo compara os mesmos grupos, mas quando o vendedor consegue estar frente a frente com o cliente.

  • Top 10 consegue subir para 66% de sucesso;
  • Restantes 90% consegue subir para 53% de sucesso;

Com estas percentagens, no final do ano os resultados no atingimento das quotas são:

  • Top 10 atinge 120% da quota anual;
  • Restante 90% atinge 78% da quota anual;

Apresentados estes resultados, a conclusão que quero apresentar é que contraria o que muitos gurus apregoam que no mundo atual os clientes já não querem falar com vendedores pois preferem comprar online ou por e-mail. Acredito que há nichos de mercado que realmente o melhor e mais fácil meio de chegar as massas é utilizar formas simples de compra como online ou telefone.

Porém quando estamos a falar de empresas que necessitam de uma solução feita a sua medida para resolver um problema específico, a necessidade de um vendedor que compreenda e ajude a encontrar a melhor solução é fundamental.

Por isso, se realmente quer atingir as quotas de 120% ao ano e fazer parte do grupo Top 10%, saia para a rua e vá conversar com os seus clientes.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar ao contratar um Coach para lhe ajudar a ser um melhor profissional. Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar serem melhores e aprender como o vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: