Sep
24

Régua de relacionamento: mantenha os laços, não se torne spam

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Ideia de Marketing
23 de setembro de 2014 - 18:08

Regua-de-relacionamento-mantenha-os-lacos-nao-se-torne-spam-televendas-cobranca

Por: Marcos Holanda

Vender, vender e lucrar. A ambição de muitas empresas é lucrar através da troca de valores diferentes, de um lado o cliente que busca saciar suas necessidades procurando qualidade, conforto, beleza, versatilidade, segurança, status, etc.; e, de outro, a empresa que, através de estratégias de comunicação, visa receber a sua moeda de troca (dinheiro, na maioria das vezes) atendendo a essa demanda. No caso do relacionamento, uma forma de gerenciar e manter os laços de troca é colocar em prática a régua de relacionamento.

Como se encontra pelas teias infindáveis da internet, a régua de relacionamento trata-se de uma interação de longo prazo, desde o início da pesquisa de compra até o pós-compra, a fim de que se mantenha a relação e se inicie outro interesse de compra por parte do comprador, uma maneira de se conservar a conectividade com o consumidor e se mostrar de prontidão a seus serviços. Um número considerável de empresas pratica essa técnica, mas, agir de uma forma mais diferenciada, acredito eu, é o que pode fazer um maior impacto nessa relação profícua.

Todos nós recebemos dezenas, centenas, de e-mails por dia, em parte de empresas que efetuamos compras ou pesquisamos algo (é a régua de relacionamento em ação!). Entretanto, vamos pensar, qual dessas comunicações lhe atraiu realmente ou o fez simpatizar com o tipo de abordagem? Será que as pessoas veem a “nova mensagem” como só mais um e-mail marketing tentando vender um produto qualquer? Que só enche sua caixa de e-mail? Não pode ser só isso! Há de existir um interesse maior e mais valioso nessa mensagem e que não seja somente a venda crua e nua. A régua de relacionamento não pode ser mais aquela velha “Promoção Especial para Você!”, pois não somos bobos e sabemos que aquilo foi enviado aos montes. Não digo que se deva visitar cada cliente em casa, tomar um café e conversar aleatoriamente sobre o dia dele, mas… Aliás, por que não? O que quero registrar aqui, nessas palavras incansáveis, é que a tal da régua de relacionamento deve ser, de fato, constante, mas não incisiva, imperativa, fria. Ninguém se sente confortável com aquele colega que pergunta a todo o momento se você gosta dele, querendo um feedback, certo? E nem de uma empresa que tenta chamar a sua atenção a cada clique dado pelas redes digitais.

Concluindo – e respirando mais devagar agora – planejar e trabalhar de uma forma mais exclusiva e diferenciada em mensagens e abordagens com um cliente, de modo a não ser incluso à caixa de spans, é o desafio e um zelo e respeito a ser estabelecido sinceramente com nós, nossos clientes e amigos de nossas redes. Demonstrar interesse no cliente, compreendê-lo com cumplicidade e condescendência pode ser um caminho propício. Não seja o chato carente, ele será evitado o máximo possível. Em vez disso, mostre-se, por meio da técnica em questão, que ele (o cliente) possui um colega de mercado em quem pode confiar e, acima de tudo, um ser humano por trás daquela tela.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito importante quem está na área comercial seja ela qual for, reciclar-se sempre, estar aberto para as mudanças de mercado.
    Excelente abordagem sobre a régua de relacionamento

    Fernando Barros em 23 de setembro de 2014 - 23:07

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: