Ontem passei o dia com um grupo de empresários em São José do Rio Preto (SP), no segundo encontro sobre gestão de equipes comerciais. O tema central da nossa conversa foi recrutamento e seleção de vendedores.
Um dos exercícios que fizemos no workshop foi o de “sinais de alerta”: são sinais que mostram que o processo de recrutamento e seleção pode ter falhado e que aquele vendedor ou vendedora não vai conseguir se encaixar na sua nova equipe/empresa.
10 sinais de alerta de falhas no processo de recrutamento de um vendedor
- O vendedor fala uma coisa, mas na prática está fazendo outra (discurso diferente da realidade).
- Há problemas de integração com o resto da equipe – ou às vezes ele nem se integra.
- Baixa performance em vendas, não atingir metas.
- Não cumprir regras ou procedimentos previamente acordados.
- Querer mudar tudo para tentar replicar a cultura da empresa onde trabalhava antes.
- Desalinhamento com a cultura e o jeito de fazer e se comportar da nova empresa.
- Comportamentos inadequados com clientes ou colegas.
- Falhas claras ao comunicar posicionamento e diferenciais da empresa aos clientes e mercado.
- Feedbacks negativos dos clientes.
- Comunicação “tóxica” (falar mal de clientes, da antiga empresa, de outros colegas, fofocas, etc.).
Se um novo candidato mostrar esses sinais, é um claro sinal de alerta.
Revisando essa lista de sinais de alerta de erros claros num processo de recrutamento e seleção de vendedores, quais desses itens você acha mais importantes e, se fosse incluir algum item adicional, qual seria?
Abraço, obrigado e boas vendas,
Raul Candeloro
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