Por: Sandro Jose Tavares
Nesta fase de indecisão da economia mundial torna-se cada vez mais necessário o engajamento das áreas financeira e comercial no que tange a analise e concessão de crédito, mas infelizmente nem sempre o financeiro e comercial conseguem falar a mesma Língua.
É uma tendência normal o Comercial ter um perfil mais propenso ao risco e o financeiro ser mais conservador, no entanto esse equilíbrio é necessário para garantir o crescimento e sustentabilidade das organizações. Abaixo alguns pontos importantes para reduzir os conflitos inerentes da operação de analise de crédito.
- É fundamental deixar claro que não existem ou não deveriam existir, conflitos de interesses, todos trabalham pelos melhores resultados para a organização, todos estão no mesmo barco e o que garante a sobrevivência de uma organização são as vendas, no entanto, a venda só acaba com o efetivo recebimento desta forma tão importante quanto bater metas comerciais é o controle da inadimplência.
- É necessário ter um padrão na analise de crédito, um dos fatores que mais causa desconforto aos departamentos comerciais é a subjetividade e falta de padrão na analise e concessão de crédito.
- Disponibilizar a toda equipe comercial retornos precisos e detalhados acerca dos fatores analisados e impactos positivos e negativos da analise. Com as informações bem apontadas fica menos dolorido ao comercial o cancelamento ou redução de pedidos.
- O financeiro precisa conhecer todas as informações da carteira da empresa, informar ao comercial os melhores clientes com crédito disponível para execução de vendas transforma o financeiro em um setor valorizado de apoio a área comercial.
- Agilidade no tempo de resposta do crédito. Quanto mais cedo o comercial tiver a informação das reprovações de crédito, antes poderá repassar suas cotas de vendas garantindo o atingimento das metas.
- Proximidade do financeiro e comercial é de vital importância desta forma é indispensável que a equipe financeira tenha disponibilidade para acompanhar junto a equipe comercial os casos mais críticos.
- Ter ferramentas de apoio. È impossível manter um padrão com pouca subjetividade, disponibilizar retornos precisos, conhecer a carteira, ter agilidade e ainda ter tempo disponível sem que se tenham ferramentas adequadas que permitam automatização, pontuação e classificação dos clientes podendo o analista concentrar seus esforços nos casos que precisam de maior atenção.
Seguindo esses pontos o relacionamento Financeiro e Comercial com certeza torna-se mais maduros e sustentáveis possibilitando a organização o alcance dos resultados esperados por todos.
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