Jul
17
16 de julho de 2014 - 18:08

As-melhores-ferramentas-do-mercado-para-business-intelligence-televendas-cobranca-oficial

Por: Diego Elias

Como sabemos, o sistema de Business Intelligence (BI) não é algo simples de ser concebido e desenvolvido. Depende de várias circunstâncias que incluem desde a expertise do profissional de BI, até a organização dos processos internos da empresa. Mas uma coisa é certa: ao final de tudo, o sucesso da solução dependerá de uma boa ferramenta de BI.

São muitas as ferramentas de BI existentes no mercado. Elas são as responsáveis pela interface que o usuário final terá com as informações armazenadas na estrutura de BI, que normalmente estará armazenada no Data Warehouse. Ou seja, ela é a vitrine que o analista de negócios ou gestor terá com o BI, por isso a grande importância da ferramenta dentro da solução como um todo.

A ferramenta deve transmitir, principalmente, velocidade, robustez e facilidade de uso. Com ela podemos ter uma grande adesão no uso do BI, como também criar apatia do usuário. Por isso a seleção de qual ferramenta utilizar é um dos grandes desafios no projeto.

Mas ferramenta cara não é sinônimo de melhor plataforma para os negócios. Elas devem ser avaliadas caso a caso, vendo o custo-benefício de cada uma na realidade da empresa. Existem ferramentas gratuitas boas, que atendem pequenas e médias empresas e as enterprise que são para as médias e grandes corporações.

A Gartner Group é uma respeitada entidade que a cada ano avalia a adesão de todas as ferramentas de BI no mercado e as coloca em ranking. A Gartner analisa cada fornecedor de BI e Análises e mostra as posições relativas de cada um no mercado. As posições são disponibilizadas pela entidade através do chamado “quadrante mágico”.

Veja abaixo a recente classificação do “quadrante mágico” da Gartner:

As-melhores-ferramentas-do-mercado-para-business-intelligence-televendas-cobranca-interna-1

O ranking se baseia na posição do uso dessas plataformas pelo mundo. O “quadrante mágico” também auxilia as decisões das empresas avaliadas no que tange a inovação e estratégia de mercado para os próximos anos.

Apesar do ranking, a escolha de uma dessas ferramentas não é algo tão fácil quanto parece, pois devem ser levados em consideração muitos aspectos que apenas a própria organização poderá responder. Características como custo, desempenho, atualização, interface, licença de uso, suporte da plataforma e volume de dados são exemplos de aspectos que deverão ser avaliados para adequação à realidade de cada empresa contratante.

Portanto, as plataformas são essenciais ao pleno funcionamento e utilização da solução de BI. A afinidade da ferramenta pelos usuários é um fator crítico de sucesso, devendo então ser levado em consideração a usabilidade da aplicação. Por isso a importância da prospecção dessas ferramentas pelo profissional de BI para conhecimento e adequada aquisição da plataforma mais apropriada para a organização.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: