Jan
04
03 de janeiro de 2016 - 14:08

Lider-qual-mensagem-voce-passara-para-a-sua-equipe-sobre-2016-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Mais um ano do nosso calendário chegou ao fim e temos a sensação que muitas coisas que havíamos planejado no início dele não foram executadas ou sequer tentadas, algo que é natural, costumeiramente, por desídia de nossa parte.

Não há dúvida que o ano de 2015 foi muito duro para o brasileiro. Ficamos com a impressão de um retrocesso econômico, como se fosse uma espécie de revival dos anos 1980 e 1990 com inflação alta e achatamento da renda das famílias.

Partindo da premissa básica que a vida seguirá inevitavelmente o seu rumo natural e que o ano de 2016 reserva muitos desafios no Brasil com cenário econômico ainda duvidoso, qual será a melhor forma de motivar o seu time para iniciar o ano a todo vapor?

Em minha opinião, alguns pontos são importantes para tratar com o seu time:

  1. Agradecer pelo empenho e garra a todos aqueles que ainda compõem o seu time, pois foi uma realidade de 2015 a necessidade das empresas promoverem ajustes em seu quadro de acordo com a demanda, e com isto, a chance da sua equipe ter sofrido alterações no decorrer do ano é muito grande. Valorizar os profissionais que deixaram a empresa é um ato nobre, pois em época de recessão, grandes profissionais vão para o mercado pelas circunstâncias, mas jamais se pode desprezar a possibilidade de retornar a trabalhar um dia com eles;
  2. É necessário deixar claras as pretensões e objetivos sobre o novo ano, expondo de forma didática as previsões do mercado, renda das famílias, consumo e inadimplência, além dos indicadores da sua empresa;
  3. Se você identificar algum clima de desconfiança ou receio por parte dos colaboradores por eventuais mudanças ocorridas na sua empresa ou até mesmo pela circunstância do mercado, eu aprendi que não há melhor remédio de evitar comentários paralelos ou de “corredores” senão reunindo todo o time e esclarecendo as suas dúvidas de forma única e muito objetiva. Costumo dizer também que quem sai de sua casa para trabalhar e encara isto de forma muito séria e entregando o melhor de si, não há o que temer sobre o que pode acontecer com a sua carreira;
  4. Acredito que as palavras de incentivo, valorização e trabalho em equipe sejam imprescindíveis para engajamento de todos, onde o líder deve se colocar à disposição plena para ouvir cada um do seu time no momento em que sempre precisar.

Por fim, como sempre fui adepto à utilização de vídeos motivacionais para ilustrar o discurso, deixo como sugestão a exibição deste vídeo que assisti recentemente e que tem uma mensagem muito positiva sobre as nossas escolhas pessoais e profissionais:

https://www.youtube.com/watch?v=IAnzAWt5tCI

Que tenhamos em 2016, sapiência e perseverança para chegarmos ao final dele comemorando as conquistas resultantes de muito trabalho e dedicação!

Abraços e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: