Apr
06

O livro de negócios favorito de Bill Gates

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Época Negócios
05 de abril de 2015 - 14:02

O-livro-de-negocios-favorito-de-bill-gates-televendas-cobranca

Em artigo ao Wall Street Journal, o fundador da Microsoft diz por que Business Adventures, um livro dos anos 60, continua até hoje em sua cabeceira. E agradece a Warren Buffet por tê-lo recomendado

A dica veio de Warren Buffett.  Em 1991, Bill Gates pediu ao amigo investidor que lhe recomendasse um bom livro de negócios. Buffett não hesitou: “Business Adventures (Aventuras dos Negócios), de John Brooks. É o meu favorito. Eu te mando o meu exemplar”. Em artigo para o Wall Street Journal, Gates conta que, naquela época, ficou intrigado. Jamais ouvira falar sobre o tal Business Adventures.

“Hoje, mais de duas décadas depois de Warren me emprestar o livro – e mais de quatro décadas após a obra ser publicada – Business Adventures permanece como o melhor livro de negócios que eu já li em minha vida. John Brooks ainda é o meu escritor de negócios favoritos (e Warren, eu ainda tenho a sua cópia)”, escreveu Gates.

Gates diz que os céticos poderiam questionar a funcionalidade do livro (uma coletânea de artigos publicados na New Yorker) nos dias de hoje. Afinal de contas, muita coisa mudou no ambiente de negócios, mas não “a natureza humana” de quem faz negócios.

Com base no relato de Gates ao WSJ, selecionamos alguns tópicos que encantaram e encantam o fundador da Microsoft (e Warren Buffet também, claro). Ah, sim: Business Adventures foi “republicado” neste ano.

Vai Gates:

- “É bem verdade que muitos negócios mudaram, mas os fundamentos não.  Os insights de Brooks sobre o mundo dos negócios continuam sendo relevantes hoje.  Diferentemente dos escritores atuais, ele não apelava ao caminho fácil do How-to (como fazer) ou trazia explicações simplistas para o sucesso. Você não vai achar nenhum artigo forrado de listas disto ou daquilo em seu trabalho. Brooks escrevia longos artigos, “enquadrava” o tema, o explorava profundamente, introduzia personagens relevantes e mostrava como as coisas haviam ocorrido para eles.  Ele usa um o caso de política de preço fixo da General Electric, por exemplo, para detalhar a falta de comunicação nos diversos níveis hierárquicos”.

-  “Uma das histórias mais instrutivas de Brooks é “Xerox Xerox Xerox Xerox.” (O título do artigo, por si só, já pertence ao Hall of Fame do jornalismo). O exemplo da Xerox deveria ser estudado por todos que trabalham na indústria da tecnologia. A empresa, que começou suas atividades nos anos 70, investiu uma enorme quantia em pesquisa e desenvolvimento, não necessariamente na área de copiadores. A Xerox investiu, por exemplo, nas primeiras pesquisas que desembocariam na rede Ethernet e na primeira interface gráfica (que hoje você conhece como Windows ou OS X). Mas como os executivos da Xerox achavam que isto nada tinha a ver com seu core business, eles não transformaram os estudos em produtos para o mercado. Eu certamente evitei esse tipo de comportamento na Microsoft. Mantivemos a filosofia de pensar grande sobre as oportunidades criadas por nossas áreas de pesquisas”.

- “Brooks também era um excelente contador de histórias. Suas histórias corporativas e suas análises precisas são intercaladas com relatos saborosos de personagens das empresas”.

- “Business Adventures” é uma aula não apenas sobre os pontos fortes e fracos de líderes em circunstâncias difíceis, mas também sobre detalhes fundamentais para entender o mundo dos negócios. Nesse sentido, o livro ainda é relevante não apesar de sua idade, mas por causa dela. O trabalho de John Brooks é sobre a natureza humana, por isso tem resistido ao tempo”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: