Por: Paulo Oliveira Em quanto se pode reduzir o grau de incerteza do processo seletivo, de forma a permitir a escolha do profissional mais apropriado à sua organização? Sem dúvida, não é nada fácil a tarefa de quem tem de escolher um novo colaborador para compor uma equipe. Nos tempos em que a oferta de …
Quem vive em grandes centros urbanos, geralmente enfrenta uma maratona para chegar ao trabalho. Horas em transportes públicos ou automóveis, trânsito e, infelizmente, a cada dia esta situação se agrava. A falta de investimento governamental em infraestrutura é vexatória! Conforme análise do Relatório do Tesouro Nacional, publicada pelo jornal O Globo em março de 2013: …
Por: Cesar Grossmann Já foi demonstrado que a fé religiosa pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse e a ansiedade, dando a elas uma sensação de controle em momentos de incertezas. Aparentemente, a “crença” na ciência e uma abordagem racionalista pode fazer o mesmo para as pessoas não religiosas. Para entender como uma …
Não é segredo para ninguém que uma das principais funções de um gestor é o desenvolvimento das pessoas dentro de sua equipe. Podemos inclusive medir o sucesso do líder, considerando o alcance das metas estabelecidas. Como fazer as pessoas darem o resultado esperado? Apesar de inerente ao rol de atividades, desenvolver pessoas não é tarefa …
Por: Marcelo Cuellar Chefes são figuras emblemáticas em qualquer empresa. Assuntos do café, na hora do almoço, nos happy-hours, geralmente são criticados; existe sempre um chefe idealizado por alguns, um chefe que seja “gente boa”. Você pode até pensar que este é o sonho de todo mundo: ter como chefe um cara realmente legal, quase …
Por: Rita Trevisan e Thaís Macena Se a segunda-feira é um dia especialmente difícil, em que você acorda mal-humorado, tenso e cabisbaixo, só porque precisa retomar a rotina no trabalho, há algo errado com você. E talvez com o tipo de atividade que anda desempenhando. Afinal, segundo os especialistas em carreira, não só é possível …
Coercitivo, dirigente ou treinador? Veja com qual estilo de liderança você se identifica (e as vantagens e desvantagens disso) Por: Bárbara Ladeia Uns mais amorosos, outros mais impositivos. Cada líder tem seu estilo bem particular de gerir pessoas. Na média, segundo pesquisa do Hay Group, os brasileiros tendem a ser mais coercitivos e democráticos na …
Questões relacionadas a conflitos de prioridades e diferenças de estilo foram citadas para justificar o menor número de executivas no topo Por: Camila Pati Todo profissional que chega ao cargo de gerente executivo sabe que está no caminho do alto escalão corporativo. Mas, apenas 14% dos brasileiros que assumem o cargo são mulheres. O resultado …
Segundo dados de recentes pesquisas, as causas mais comuns de desmotivação no trabalho são: remuneração inadequada ao mercado; falta de expectativas reais de crescimento e deficiência ou ausência de treinamento Por: Dilma Rios Muito tem se discutido sobre quais são as práticas aplicadas em empresas avaliadas como as melhores para se trabalhar. O que elas …
Administradores perdem para engenheiros nas principais economias da região, mas estão entre os profissionais mais procurados A Michael Page, empresa especializada em recrutamento executivo associada ao PageGroup, realizou uma pesquisa traçando um perfil das demandas mais frequentes do mercado de trabalho de executivos na América Latina. O estudo considerou 1.580 ofertas de emprego trabalhadas pela …