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O que é inovar sob a ótica do consumidor?

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Mundo do Marketing
02 de maio de 2016 - 18:09

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Pesquisa realizada pela Opinion Box e o Mundo do Marketing mostra que não é preciso partir do zero para que uma novidade seja percebida como inovadora pelo brasileiro

Por: Renata Leite

O que é inovar? No dicionário a definição é introduzir novidades, renovar, inventar, criar. Parece simples, mas para as empresas representa um grande desafio, que demanda investimentos e empenho, principalmente quando elas buscam lançar um produto ou serviço completamente inédito. O que as marcas geralmente não percebem é que nem sempre é preciso criar algo do zero para que o consumidor perceba na oferta uma inovação, como mostra a pesquisa Inovação sob a Ótica do Consumidor, realizada pela Opinion Box em parceria com o Mundo do Marketing.

O resultado do levantamento vem sendo apresentado, com exclusividade, durante o Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar, que teve início no último dia 13, em Belo Horizonte, e ainda percorrerá outras nove cidades. Nesta sexta-feira, será a vez de Curitiba receber as palestras. A pesquisa, cujo objetivo foi entender como os internautas brasileiros percebem e se comportam diante de novos produtos e serviços, ouviu 1.827 pessoas, entre 27 de fevereiro e cinco de março deste ano.

Uma das conclusões é que mudanças não tão significativas em uma oferta podem ser consideradas inovadoras pelo consumidor final, desde que represente uma melhoria no dia a dia dele. “Criar algo do zero é muito difícil, e as pessoas já perceberam isso. Caso a marca altere alguma coisa no que já oferece, pode ser considerado inovação. E essas mudanças podem ser realizadas pelas empresas no cotidiano delas, porque são mais simples”, ressalta Felipe Schepers, COO e Cofundador da Opinion Box, durante apresentação no Circuito Mundo do Marketing.

Novos sabores e venda na internet

Entre os entrevistados, 79% concordaram com a frase “inovação não precisa ser algo totalmente inesperado, mas que me ajude ou melhore o meu dia a dia”. Ao mesmo tempo, 71% deles consideram que todo lançamento de produto ou serviço precisa trazer alguma inovação. “Esse é o desejo do consumidor. Ele quer a novidade para motivá-lo a comprar e experimentar a oferta que chega ao mercado”, analisa Schepers.

É considerado inovador por 76% dos internautas o tão corriqueiro lançamento de novos sabores ou fragrâncias de produtos que já existem no mercado – iniciativa amplamente explorada pela indústria de alimentos e de bebidas. A criação de um e-commerce por uma marca também é apontada como uma inovação pelos consumidores, mesmo com o grande número de lojas virtuais já existentes na rede.

A percepção se deve ao fato de essas mudanças estarem inseridas e serem plenamente percebidas na rotina dos consumidores. “As pessoas ainda sentem falta de muitas marcas no e-commerce, que tem um longo caminho a percorrer no Brasil. As empresas devem se perguntar quais produtos podem colocar na internet e iniciar a operação na web, mesmo que seja por etapas”, pontua o COO e Cofundador da Opinion Box.

Essa estratégia pode servir mesmo para a indústria, como mostrou a Lacta que, este ano, irá vender ovos de Páscoa pela internet. Quem visitar o site da fabricante encontrará um botão de comprar ao lado de cada produto. A iniciativa, viabilizada por meio de uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar, mira nos consumidores que deixam a aquisição do presente para cima da hora, mas, ao mesmo tempo, não querem enfrentar as filas que se formam no varejo nem a falta de variedade comum na reta final da data comemorativa. O serviço estará disponível para apenas três praças: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Novos canais de comunicação

A abertura de um novo canal de comunicação com os consumidores tende a ser encarada como inovação. Uma empresa que crie um aplicativo para serviços do dia a dia, como chamar um táxi ou reservar uma mesa em um restaurante, é classificada como inovadora por 81% dos internautas brasileiros. A pesquisa mostra também que outras mudanças em ofertas muito realizadas pelas empresas não são vistas da mesma forma.

Apenas 18% dos consumidores consideram uma inovação uma marca lançar um produto que já exista no portfólio de concorrentes. Nesse caso, muitos encaram a novidade como cópia. Metade dos internautas não classificam como inovadora a mudança na embalagem de linhas disponíveis no varejo, outro investimento realizado com recorrência por fabricantes. Para que essa alteração seja encarada de outra forma, é preciso que haja alguma sofisticação neste processo.

Caso a mudança seja acompanhada de outro benefício para o usuário ou mesmo para o planeta, ela pode ser percebida sim como inovadora. Ou seja, dependerá do argumento usado pela empresa. “Mudar de um pacote de 90 gramas para 150 gramas não gera a percepção de inovação. Há uma valorização, por outro lado, de questões com apelo à sustentabilidade. Oferecer um argumento verde para a mudança da embalagem dará a ideia de inovação”, destaca Schepers.

Expectativas e comportamentos diante da inovação

A pesquisa, que ouviu pessoas de diversas faixas etárias e todas as regiões do país, aponta ainda quais conceitos e empresas vêm à mente dos internautas quando o tema é inovação. Mostra também quais as expectativas e os comportamentos das pessoas quando se veem diante de um novo produto ou serviço. Será que os consumidores estão dispostos a pagar mais por itens inovadores? Ou eles consideram que o desenvolvimento de novos produtos e processos deve resultar na redução de custos? Estas são mais algumas questões respondidas pelo levantamento.

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