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12 de fevereiro de 2015 - 18:09 - atualizado às 19:23

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A gestão e o gerenciamento de crises através das redes sociais, é um fato novo no Brasil, mais que vem crescendo de forma muito rápida, já criando sérios problemas para diversas empresas por elas não saberem responder e administrar este novo modelo de exposição.

Diferente de alguns modismos que aconteceram no passado, este processo de exposição através das redes sociais veio para ficar, pois a internet é uma rede poderosa que conecta todos com todos em segundos no mundo inteiro e em tempo real, sendo assim, as empresas tem que correr contra o tempo e se adaptarem o mais rápido possível, caso contrário, irão perder um espaço importante no mercado, podendo inclusive, dependendo da empresa e do segmento, fecharem as portas, pois os clientes e até os não clientes, nunca tiveram tanta influência como agora.

As empresas terão que aprender a prevenir-se, trabalhar antes do fato acontecer, evitar a polêmica, aprender a blindar a marca, a reagir durante uma crise, saber o momento certo e o melhor meio para esta reação, aprender também a documentar as lições aprendidas, para com isso, evitar cometer os mesmos erros no futuro, pois as redes sociais, potencializam qualquer tipo de situação ao máximo, seja ela boa ou ruim.

Infelizmente, talvez por não conhecer bem, ou até mesmo não acreditar que esta  nova forma de se expressar veio para ficar, a grande maioria das empresas negligenciam sua presença nas redes sociais e isso, como já falamos acima, irá trazer sérios problemas a estas empresas no curto prazo, pois hoje, tudo está exposto de uma forma muito clara, rápida e transparente.

Tendo em vista tudo o que falamos até agora, temos apenas uma certeza, as empresas deverão investir fortemente na área de Recursos Humanos, afinal esta importante e fundamental área das empresas, terão como grande responsabilidade, trazer e/ou criar os profissionais de atendimento do presente e do futuro, aquele que de fato, seja o diferencial do mercado, aquele que conhece, aquele que faz acontecer e que vai fazer com que sua empresa seja cada vez mais respeitada e bem vista dentro de um mercado altamente concorrido e até mesmo em alguns momentos, predador, onde o cliente não aceita mais ser passado para trás, ser enganado, ou até mesmo ridicularizado, seja através de um produto, de um serviço ou ainda, através de um simples atendimento.

Sendo assim, deixamos um alerta para as empresa: não fujam das redes sociais e nem as menospreze, as enfrente de forma rápida, consciente, clara e transparente, se errou, não fique com receio de admitir o erro, pelo contrário, admita rapidamente, mais resolva e trabalhe exaustivamente para ele não se repetir. Não esqueça também de trabalhar na prevenção, por isso, contrate e/ou forme os melhores profissionais de atendimento, e se você já tem este tipo de profissional na sua empresa, faça de tudo para mantê-lo.

Um grande abraço a todos!

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