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Vendedor bonzinho não vende

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
04 de dezembro de 2016 - 14:10

Vendedor-bonzinho-nao-vende-televendas-cobranca

Por: João Guilherme Brotto

E aí meu parceiro vendedor, tudo bem?

Quando comecei a organizar este artigo, pensei em escrever sobre as inúmeras técnicas de vendas que me são solicitadas todos os dias por e-mail ou pelo Facebook, mas, apesar de ser um estudioso e amante das técnicas de vendas, resolvi escolher o tema baseando-se em uma frase que uso nas minhas palestras:

VENDEDOR BONZINHO NÃO VENDE!

É impressionante o tamanho da passividade da maioria dos vendedores diante das inúmeras desculpas e da natural desconfiança dos clientes.

Meu irmão, se você está recebendo alguém na sua loja/na sua empresa, a sua taxa de conversão tem que ser altíssima. Se você visita alguém que tem perfil e disponibilidade financeira para comprar, a sua taxa de conversão tem que ser altíssima!

Se você fecha poucas vendas, você deve ficar revoltado.  E esse sentimento deve ser com você, e não com o cliente!

Se você aceitar todas as desculpas que os clientes têm para não comprar, você está perdido!

Tem vendedor que entra na “pilha” do cliente. O cliente diz: “nossa, esse orçamento está caro” e o vendedor bonzinho diz: “nossa, está caro mesmo, eu já falei para o meu chefe que tem que ter um desconto, etc., etc., etc.”.

O cliente quer comprar, ele só precisa de uma “ajuda” sua. Só saia da reunião com seu cliente com a certeza de que não existe mais nenhuma possibilidade de venda, e mesmo assim, você ainda pode sair de lá com algo: UM APRENDIZADO!

Se você utilizou todas as técnicas e argumentos e ainda assim não deu para vender, feche a sua pasta, guarde sua caneta e calculadora e diga:

“Senhor Carlos, agora que não estamos mais negociando, me diga onde eu errei, qual foi o motivo de o senhor não ter comprado de mim?”

No mínimo, você vai identificar seus erros – para não errar mais. Outra coisa que pode acontecer é ele falar o real motivo e vocês voltarem a negociar dessa maneira:

“Compreendo, senhor Carlos. Agora sei por que o senhor não comprou de mim. Deixe-me fazer uma pergunta: se, juntos, encontrarmos uma solução para esse problema, e que seja boa para senhor, o senhor repensaria a possibilidade de fazermos negócio?”

Não se esqueça, ESGOTE (de maneira correta e educada) todas as chances do seu cliente comprar de você. Seu tempo vale muito dinheiro. Se você já está atendendo, não perca essa oportunidade!

Você pode me dizer: Thiago, mas se eu forçar muito o meu cliente pode não gostar mais de mim. Ele pode “espanar” e não querer mais me ver.

Meu amigo, para essa sua dúvida eu lhe entrego mais uma:

“Como você quer ser visto pelo seu cliente? Como bonzinho ou como competente?”

Sucesso, um forte abraço e boas vendas!

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1 Comentário
  1. O vendedor “Bonzinho” não vende, e o “Malzinho” também não.

    Gosto de enfatizar que devemos “vender” apenas o que caso fôssemos do ramo compraríamos. Nunca venda para ter comissão e perder relacionamentos, venda solução e lute para que realmente seja. Fique ao lado do seu cliente, e se ele não estiver contente, facilite caso ele queira cancelar, cliente bom é o que retorna e não o que vendemos garganta abaixo. Exponha seu produto de qualidade, tenha certeza que a sua solução atenderá seu novo cliente, caso não atenda não comprará de você, mas acabou de se relacionar e agora tem mais um braço no mercado para te ajudar vender. Tenho tantos cases que o cliente que não comprou comigo, indicou-me para outros. Clientes que não comprou e quando foi para uma empresa que necessitava do meu produto me procurou. Graças a Deus tenho “vendido” e tenho muitos clientes e, muitos não clientes que são meus amigos.

    Inimigos são àqueles que vendemos garganta a baixo, estão chateados por ter caído nas lábias de um vendedor cheio de argumentos falsos. Vivemos esperando o cancelamento a qualquer momento. Este cliente está fazendo um péssimo marketing nosso, da nossa empresa impedindo outros a buscarem nossa empresa.

    Melhor não vender do que vender, receber sua comissão e ter inimigos no seu mercado.

    Rui em 02 de janeiro de 2017 - 11:06

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