Apr
27

Régua de relacionamento: estratégias para acelerar resultados

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: E-Commerce Brasil
26 de abril de 2017 - 18:10

Regua-de-relacionamento-estrategias-para-acelerar-resultados-televendas-cobranca

Por: Sergio Augusto

Segmentação em marketing não é um termo que se restringe ao perfil e comportamento do consumidor. Ela também tem referência direta com o momento em que o consumidor se encontra em relação à marca. Uns ainda não se tornaram clientes, outros são fiéis, alguns tiveram experiências ruins e querem deixar de se relacionar com a marca. Há, ainda, os que já desistiram e a abandonaram.

O fato é que diferentes momentos exigem diferentes abordagens. Pense em um casal que assume os rituais tradicionais de namorar, noivar, casar, ter filhos. Em cada fase da vida, há desejos e necessidades distintos. Aí está a segmentação: entender quais são os anseios do consumidor em seus diversos momentos de relacionamento com a marca.

Saber analisar de forma estratégica a interação entre as marcas e os consumidores torna o processo de vendas mais assertivo no varejo e facilita a fidelização do público perante os produtos ou serviços oferecidos. Uma forma adotada pelas empresas para gerenciar e estabelecer uma comunicação bilateral e personalizada em multicanais é utilizar a régua de relacionamento.

A régua de relacionamento presume interação cronológica, ou seja, desde o início da pesquisa sobre um produto ou serviço feita pelo cliente até o pós-venda, passando pela etapa de geração de cadastro e abandono do carrinho. Seu principal benefício é melhorar aperformance de vendas das empresas, pois intensifica a experiência dos consumidores com a marca.

Veja abaixo a estrutura de uma régua de relacionamento em diversos projetos de sales acceleration da Sponsor Biz, empresa de business performance. O processo considera o ciclo de vida de cada cliente e prospect, conforme demonstra o gráfico abaixo:

Regua-de-relacionamento-estrategias-para-acelerar-resultados-televendas-cobranca-interna-1

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: