Jul
08

Coaching…porque fazer? – Por Daisy Blanco

por: Daisy Blanco
em: Gestão
fonte: Redação
07 de julho de 2015 - 18:08

Coaching-porque-fazer-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. O coaching é o processo de aceleração de resultados que usa o desenvolvimento de habilidades e motivações possibilitando criar soluções e respostas através das capacidades para resolver problemas. Visa, portanto, a mudança de comportamento para o alcance de um objetivo uma vez que o coachee passa a ver e agir de modo diferente.

Na prática, o Coaching é um processo com duração definida, é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. A cada encontro, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu coachee, para que este haja no sentido de alcançar as metas estabelecidas, dentro do prazo pré-determinado. Importante ter em mente que o coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado.

O coaching é sobretudo um programa para quem quer fazer um plano de carreira. O trabalho de um coach basicamente é levar a pessoa do ponto A para o ponto B, analisando aonde esse profissional quer chegar e trabalhando suas competências e habilidades além de outros fatores essenciais como crenças e valores pois estes também moldam a forma de estar e viver no mundo. Fazendo com que o coachee passe a enxergar cada desafio como uma oportunidade e para que transforme problemas em soluções, potencializando o talento, lapidando as fraquezas e ampliando a visão estratégica

O Coach é o profissional que assessora o coachee, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. É o catalisador do desenvolvimento dando condições para que se auto desenvolva. Um coach apoia e auxilia através de perguntas poderosas e técnicas seu coachee a sair do estado atual para o estado desejado.

O profissional recorre ao coach quando ele percebe que algo não está saindo como ele quer ou quando ele se sente perdido em um determinado momento da carreira. Geralmente ele quer melhorar seus resultados, ser reconhecido na empresa ou para conquistar uma promoção. A essência do coaching está em fornecer suporte para o coachee mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir na direção desejada.

E quem pensava que esse tipo de orientação é indicado apenas para altos níveis de cargos corporativos está muito enganado, jovens e gestores em formação podem ser coachees, veja por exemplo, uma nova vaga na gerência será aberta e você não sabe o que fazer para se destacar e conquistar a promoção, um grande projeto precisa gerar bons resultados e está sob sua responsabilidade ou desenvolver novas habilidades para ser um gestor melhor.

Os principais resultados alcançados nesses exemplos citados é que o profissional consegue melhorar seu relacionamento com o trabalho. Ele passa a gerenciar melhor sua equipe e alcança bons resultados. Além de promoções de cargo, ele ainda obtém benefícios pessoais, como controle de estresse e melhorar a gestão do tempo. Pesquisas também apontam que até perda de peso pode ocorrer pois muitos profissionais até voltam a praticar esportes, pois passam a gerir suas rotinas de forma mais organizada.

Como um profissional avalia se é hora de contratar um coach?

Antes de tudo é preciso avaliar o custo de oportunidades. Às vezes a pessoa deixa de investir em algo para economizar, mas acaba gastando muito mais tempo e energia para alcançar um resultado que poderia ser conquistado em um tempo bem menor. Então, ao invés de analisar o dinheiro que será gasto, o profissional deve avaliar o que ele está deixando de ganhar quando não passa por um processo de coaching.

Aconselho, para saber se é realmente de coaching que o profissional precisa, que ele faça uma primeira entrevista com um coach. Antes mesmo da contratação do programa, a pessoa conversa com o orientador, assim ele irá saber se as necessidades do cliente estão alinhadas com as soluções que um coach pode trazer.

Excelente trabalho.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: