Por: Isaac Zetune
Você já parou para pensar que pode ser referência e inspiração para alguém?
Escrevo conteúdo, aplico palestras e workshops há bastante tempo, e sempre gostei de compartilhar e absorver conhecimento. Recentemente, passei por uma das experiências mais incríveis da minha vida, que foi dar aula em Universidade. Desde então, comecei a refletir sobre o quanto realmente podemos fazer a diferença e contribuir com a evolução do nosso mercado, e isso é muito sério.
Se eu desenvolvesse uma aplicação de coaching, certamente indicaria que todos aqueles que fazem o que gostam, que se identificam com sua atuação e são profissionais que buscam fazer a diferença todos os dias, deveriam dedicar uma porcentagem do seu tempo para ser um “multiplicador-referência”, como um item obrigatório das tarefas de evolução profissional.
Multiplicar é um exercício e tanto para quem quer evoluir, porque provoca um esforço de estudo, de atualização e de prática que te mantem apto a formar opinião e se desenvolver como referência naquilo que você faz. Todos os profissionais que querem ser bem-sucedidos deveriam buscar ser referência, como premissa para suas conquistas. E isso tem a ver com a evolução do todo.
Sou daqueles que acreditam que a soma de esforços estabelecidos na mesma intensidade e dimensão pode sim provocar a mudança do macro. Na caótica sociedade que vivemos, precisamos de mais profissionais multiplicadores, que queiram ser referência e assumam essa responsabilidade.
Nossa sociedade evolui a passos quilométricos a cada dia, com disrupções, criação de novas necessidades de mercado, surgimento de novos segmentos e alterações comportamentais frequentes. Do outro lado, no campo de batalha das empresas, os índices de evolução são congelantes, e a inoperância burocrática provoca bloqueios desgastantes. Só não podemos esquecer que empresas são feitas de pessoas. Processos são desenvolvidos ou cumpridos por pessoas. E essas pessoas são as responsáveis pelas evoluções ou involuções do seu negócio.
Se tivermos cada vez mais profissionais desenvolvendo espírito empreendedor, ou seja, buscando o melhor todos os dias e, além disso, querendo multiplicar com o próximo e tornar-se referência, a tendência é que as organizações comecem a acompanhar a evolução do mercado, orientado pelo comportamento volúvel da nossa sociedade. E a explicação disso é que haverá mais pessoas com a mesma postura de busca de evolução somando-se para provocar os impactos no todo.
Confira 10 dicas para tornar-se um “multiplicador-referência” e contribuir com a evolução do todo:
- Não pare de estudar, nunca
- Mantenha-se informado e atualizado
- Ouça fontes diferentes
- Viva experiências
- Desenvolva sua própria opinião
- Mãos na massa! Produza sem medo!
- Faça bem feito para poder falar sobre o que faz
- Crie o hábito de dividir informações interessantes
- Dedique mais tempo para compartilhar de forma sistêmica, ou seja, dividindo conteúdo periodicamente
- Assuma responsabilidades e dê conta delas! Discipline-se!
E então, quem você já inspirou hoje?
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.